Com a filosofia de guerra que sempre norteou as políticas de segurança pública no Brasil, os armamentos utilizados nunca fugiram muito desse princípio. Uma prova disso é a quantidade de fuzis utilizados na II Guerra Mundial ainda em posse das polícias militares brasileiras, todos eles herdados das Forças Armadas.
Surgida a necessidade dum armamento mais adequado para o uso urbano das forças policiais, aliado à exigência de razoáveis precisão e alcance, as Forjas Taurus lançaram no Brasil a Carabina CT-40, no consensual calibre .40, perfeito e preferido para o uso policial.
A CT 40 trabalha em regime exclusivamente semi-automático. Trata-se de uma arma leve e de fácil manejo, além de possuir um recuo mínimo – bem parecido com uma arma de pressão. Vejam as especificações técnicas da Carabina Taurus calibre .40:
Calibre: .40
Cano: 410mm
Coronha: fixa ou dobrável
Comprimento: 883 mm
Peso: sem carregador 3,230g com carregador completo (10 tiros) 3,490g
N° de raias: 06 à direita
Método de funcionamento: Blowback
Percursor: flutuante
Alimentação: carregador
Ejeção: Abertura lateral direita
Massa de mira: regulável em altura
Alça de mira: tambor regulável, aberto para 50m. Orificio para 100 e 150m
Capacidade dos carregadores: opção para 10, 15 ou 30 cartuchos
Ferrolho: aberto após o último disparo
Funcionamento: semi-automático
Opcionais: carregador 30 e 10 cartuchos, suporte luneta, luneta.
Abaixo, dois vídeos mostrando a CT 40 em atuação:
Especial Armas de Fogo
O Especial Armas de Fogo é uma série de posts publicados sempre nas terças-feiras, tratando do mundo das armas de fogo e do tiro policial. Caso você tenha sugestões, mande um email para abordagempolicial@gmail.com