quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Concurso do IFRN está sob investigação da Polícia Federal


Processo seletivo foi realizado no dia 20 de junho e oferecia 36 vagas para o cargo de assistente de alunos.

Por Carla Cruz
Foto: Divulgação
Os aprovados no concurso público para o cargo de assistente de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) correm o risco de não assumirem seus postos. Isto porque o certame, realizado no dia 20 de junho deste ano, está sob investigação da Polícia Federal.

O inquérito foi aberto para apurar denúncias de fraude, que apontam “coincidências” entre os 10 primeiros colocados, dos 36 aprovados no processo seletivo. Segundo constatações obtidas por meio de sindicância interna do IFRN, cinco dos 10 primeiros colocados são de um mesmo município, Apodi, na região Oeste do estado. Destes, três são da mesma família, e apresentaram gabaritos idênticos. 

De acordo com o chefe de Processos Seletivos do IFRN, José Everaldo Pereira, a suspeita partiu de uma denúncia via e-mail. “A gente recebeu a denúncia por e-mail e logo na investigação prévia percebemos que tinha alguma coisa estranha”, relatou.

Questionado sobre a semelhança dos gabaritos, José Everaldo, que na época do concurso era vice-presidente da comissão organizadora, disse que a suspeita partiu porque não se trata daqueles casos em que o candidato marca todas as alternativas em uma mesma letra. “Nos três gabaritos todas as alternativas foram marcadas exatamente na mesma posição, e intercaladas”, comentou o professor.

Paralela à sindicância instaurada pelo IFRN, a denúncia era encaminhada para o Ministério Público, que logo encaminhou para a Polícia Federal. No entanto, no momento, o processo encontra-se paralisado. Isto porque o inquérito está sob a presidência da delegada Adriana Araújo, que está de férias e só retorna ao trabalho em dezembro.

E essa espera pode prejudicar o processo, uma vez que, segundo o chefe de Processos Seletivos do IFRN, o reitor do Instituto só tem até o fim do ano para nomear os candidatos aprovados ou lançar um novo edital. “Corremos o risco de perder a autorização de vagas, e aí perdemos a oportunidade para contratação desses profissionais”, enfatizou.

No entanto, José Everaldo destacou ainda  que a situação pode ser revertida, caso o Congresso Nacional aprove o decreto que torna a contratação de professor equivalente e técnico equivalente automática, sem a necessidade de autorização de vagas.

“Estamos dependendo dessa legislação. Se for aprovado, poderemos realizar a nomeação ou uma nova seleção ano que vem”, ponderou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/