sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ditadura do Proletariado

Ditadura do Proletariado


Por Antonio Gasparetto Junior
Ditadura do Proletariado é uma ideologia baseada em Karl Marx que pressupõe a tomada do poder pelos operários como o único modo de reverter a exploração capitalista.
O desenvolvimento do capitalismo suscitou uma série de ideologias que visam romper com a suposta exploração do sistema. Desde a Revolução Industrial, a organização do trabalho se alterou. Os trabalhadores perderam o controle dos meios de produção e dos produtos finais, passaram unicamente a vender a força de trabalho para a burguesia. Desta forma se criou um novo modelo de trabalho baseado na burguesia e no proletariado.

Ávidos por lucros, os burgueses, proprietários dos meios de produção e dos produtos, introduziram uma carga de trabalho abusiva sobre os trabalhadores. Como o novo momento das relações de trabalho no mundo não dispunha de regulamentações que dessem conta da relação entre proletariado e burguesia, esta explorou os trabalhadores sobremaneira. Com cargas horárias diárias de trabalho abusivas, remuneração baixa e indistinção entre o trabalho de crianças e adultos, o capitalismo foi se intensificando no seio das sociedades forjadas pela burguesia.
Karl Marx
Em resposta à exploração exercida, os trabalhadores iniciaram movimentos de contestação que geraram ideologias políticas. Mas foi o filósofo Karl Marx  quem estabeleceu as bases de uma nova ideologia responsável por influenciar em grande escala as aspirações dos trabalhadores. O marxismo colocou em cheque a relação da burguesia com o proletariado e difundiu a ideia de que os operários eram os únicos capazes de, após a tomada do poder, reverter o quadro exploratório.
Marx fazia a propaganda do comunismo, acreditava que no decorrer do próprio sistema capitalista o proletariado desenvolveria uma consciência de classe  capaz de unir os trabalhadores, em quantidade numérica muito maior, em ações que resultassem no bem coletivo. A luta de classes, naturalmente existente e base do capitalismo, seria revelada para os trabalhadores.
O sistema capitalista para existir depende da luta de classes, burguesia e proletariado só existem em função um do outro. Entretanto, nesse sistema, a burguesia é a privilegiada por ter controle dos meios de produção e ter o benefício de explorar a força de trabalho, o que resulta em benefícios privados. Marx dizia então que a burguesia se apropriava injustamente da diferença e contribuía para aumentar a distância social e econômica entre operários e patrões.
Nesse quadro, surgiu o conceito de Ditadura do Proletariado. Segundo este, o desenvolvimento da consciência de classe e a exploração do capitalismo davam aos operários a condição de ser a classe social única com a capacidade de reverter a situação. Para isso, o proletariado deveria tomar o poder da burguesia através de uma revolução e implantar um regime do proletariado, regido com pulso firme, para minimizar as diferenças sociais e proporcionar o bem-estar coletivo.
Uma das primeiras tentativas de implantação da Ditadura do Proletariado ocorreu na França em 1871. A chamada Comuna de Paris resultou na tomada do poder pelo operariado e na tentativa de instalação de uma república de caráter socialista. Entretanto, o movimento foi aniquilado pelo governo, o que representou uma forte derrota para os defensores da ideologia comunista de cunho marxista.
Somente em 1917 que a Revolução Russa revelou uma tentativa relativamente bem sucedida de Ditadura do Proletariado. Na ocasião, os trabalhadores tomaram o poder do tradicional regime czarista e instalaram um governo socialista através do líder Lênin. A formação da União Soviética estabeleceu um regime socialista que teve Stalin como líder até o início da década de 1950, governando com a rigidez de uma Ditadura do Proletariado. Porém, mais tarde se revelou os abusos realizados também por esse sistema. Na década de 1990, o governo socialista chegou ao fim após demonstrar que não possuía mais forças para se sustentar e que sua população estava em um patamar social e econômico muito atrasado em relação ao mundo capitalista.
Fontes:
http://www.infopedia.pt/$ditadura-do-proletariado
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ditadura_do_proletariado




Comuna de Paris


Por Fernando Rebouças
Em 1870, ocorreu a guerra franco-prussiana, na qual a França fora derrotada pela Alemanha. A Alemanha ainda não era um estado formado, era dividida em estados autônomos : Saxônia, Baviera, Hanôver, Baden, Turíngia, Renânia, Westfália, entre outros, destacando o forte estado da Prússia.

Na França, a derrota significou um colapso no regime imperial. A derrota francesa na guerra envergonhou os franceses, e o acordo de armistício  humilhou o país. A guerra agravou a crise econômica no país, este cenário gerou um movimento social dos operários parisienses, conhecido como Comuna de Paris.
Quando o governo francês tentou desarmar a população de Paris, obedecendo as condições de armistício assinado com os alemães, os operários franceses se revoltaram, tomaram o poder em Paris, e obtiveram o apoio a Guarda Nacional, em 18 de março de 1871. Por dois meses, Paris foi administrada pelo Comitê Central Revolucionário.
Em 26 de março de 1871, realizaram-se eleições para escolher os membros do Conselho Comunal. A Comuna de Parisdecretou a separação entre Estado e Igreja, o fim do trabalho noturno nas padarias e a reabertura das fábricas.
Isolada e cercada, a Comuna se enfraqueceu, o combate se desenrolou até o mês de maio. Foram vencidos todos os operários, depois de 72 dias no poder da cidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/