quarta-feira, 30 de julho de 2014

Desengripante WD-40

Desengripante WD-40
do site oficial do WD-40, com correções

Nota especial
por José Joaquim D'Andrea Mathias
O texto aqui apresentado foi obtido no site oficial da WD-40 e demonstra a grande flexibilidade de emprego desse formidável produto. O WD-40 chega a ser tão versátil que lembra aqueles produtos milagrosos que os mascates vendiam nas cidades do interior, no século 19. Porém, deve-se fazer algumas observações muito importante quanto ao seu emprego no âmbito das armas de fogo:

1 - O WD-40 tem baixíssima tensão superficial. Isso significa dizer que ele penetra em frestas, emendas e roscas de parafusos. Em contato com a munição de uma arma, o WD-40 pode penetrar no bolso da espoleta e simplesmente "matar" a munição pela contaminação do iniciante. Passar WD-40 numa arma de porte, por exemplo, pode deixar seu proprietário em péssima situação, quando ele descobrir que sua munição não funciona quando percutida.
2 - O WD-40 não serve para lubrificar armas que serão estocadas por longos períodos. Como o lubrificante é muito fino e desengordura totalmente os metais, ele pode escorrer para pontos mais baixos do mecanismo, deixando as peças sem nenhuma proteção. Assim, numa Arma longa estocada em pé, por exemplo, o WD-40 aplicado em seu cano vai escorrer, com o tempo, para dentro da arma, deixando exposto a boca do cano, que estará sujeita a umidade e a oxidação.

3 - O produto é excelente para fazer uma manutenção primária, aquela que se faz ainda no estande de Tiro, antes de levar a arma para casa. O WD-40 retira boa parte dos sais depositados pelo suor, reduz os depósitos de carbono e dá uma pré-limpeza nas partes metálicas e de madeira de uma arma, antes desta ser devidamente limpa com os produtos específicos. Mas não serve, como já comentado, para lubrificação de estocagem e nem para lubrificação periódica.

WD-40 nasceu nos Estados Unidos na década de 50, mais precisamente em 1953, numa pequena companhia, composta por apenas 3 pessoas, chamada Rocket Chemical, que desenvolvia um produto destinado a desempenhar um papel importante em tudo, desde o programa espacial ao lar moderno.

O jovem químico Norm Larsen, apoiado por dois investidores, desenvolveu um produto resistente a corrosão para a manutenção e uso na industria aeroespacial chamado WD-40.
O nome vem de Water Displacement, dispersor de água em inglês, e o nº 40, pois a fórmula resultou da 40ª tentativa.

Inicialmente WD-40 foi concebido para o uso em proteção de mísseis da NASA, e na fuselagem de aeronaves. Porém, não demorou muito para os funcionários começarem a descobrir uma quantidade enorme de novas aplicações. Além de seu uso na indústria, possuía claramente o seu mercado consumidor, especialmente quando começou a ser vendido em latas de spray. Em 1958, o produto foi envasado em latas e colocado nas prateleiras de supermercados e lojas de ferramentas.

No decorrer da década que viu o homem ir a Lua, um grande desastre desempenhou um papel importante na história do WD-40. Em 1961 o Furacão Carla devastou a costa da Flórida e imediatamente todo o estoque da Rocket Chemical foi despachado para a região, para recuperar equipamentos e veículos que haviam sido danificados pela água.

Na Guerra do Vietnã, novamente a inigualável capacidade de WD-40 de eliminar a umidade evitando ferrugem e corrosão provou ser valiosa na manutenção de armas mantendo o funcionamento de equipamentos militares. E em 1969 a empresa foi renomeada de Rocket Chemical para WD-40 Company.

Hoje, WD-40 pode ser encontrado em 4 de cada 5 lares norte-americanos e é distribuído em mais de 160 paises. WD-40 é uma fórmula secreta composta de diversos minerais, a composição só é conhecida por 3 pessoas, e permanece inalterada desde sua invenção.

No Brasil, WD-40 chegou na década de 60 e desde 1997 é representada pela Theron Marketing Ltda, com sede em Curitiba-PR. Sempre conquistando cada vez mais espaço no mercado, WD-40 já se destaca como líder no segmento em grande parte do Brasil e bate recordes de venda mês após mês.


Verdades e Mentiras - Mitos sobre WD-40• WD-40 não pode ser aplicado no computador.
Pelo contrário. WD-40 pode sim ser usado para limpar e proteger as peças do computador. Apesar de ser inflamável, WD-40 não pega fogo se aplicado no interior do equipamento. Porém, o PC deve estar desligado no momento da aplicação. Depois de aplicar WD-40, pode ligar o computador imediatamente. Para um melhor resultado, tire o excesso de sujeira do computador antes da aplicação.

• WD-40 não pode ser usado para limpar potenciômetro de guitarra.
Pode sim! Ele pode ser aplicado em qualquer tipo de componente eletrônico. Não danifica e nem conduz energia elétrica, além de proteger contra a corrosão dos condutores e eliminar a umidade.

• WD-40 corrói e oxida componentes eletrônicos e peças metálicas.
Na verdade, WD-40 foi criado justamente para evitar que isso aconteça. Sua fórmula impede a oxidação e corrosão além de eliminar a umidade.

• WD-40 estraga borracha e madeira.
A composição química do WD-40 não ataca madeira e borracha. Ele não deteriora e nem "come" nenhum tipo de material pois, não contém querosene e pode ser aplicado em qualquer lugar.

• WD-40 é óleo.
Na realidade, WD-40, é uma mistura de concentrados químicos complexos diluídos em um destilado de petróleo de alta qualidade. Não contém silicones ou lanolinas de qualquer espécie. É mais fino do que a água e penetra na peça, não deixando a mesma com aspecto de gordura como os óleos comuns.

• WD-40 lava a peça e tira a lubrificação.
De maneira alguma. WD-40 derrete sim a graxa e produtos "gordurosos" das correntes, limpando assim, a peça. WD-40 é um lubrificante, ele evita o atrito entre as peças.

• WD-40 atrai pó e sujeira e faz com que elas grudem na peça.
Mentira. WD-40 cria uma película protetora sobre os materiais e infiltra nos mesmos, aumentando a proteção. Por isso, não atrai mais poeira do que outra superfície não tratada com este produto. WD-40 não é "gorduroso", portanto, não gruda a sujeira.

• WD-40 é feito com óleo de peixe.
Mentira. A fórmula de WD-40 não contém nenhum tipo de extrato animal, apenas mineral. Os compostos que formam o WD-40 são a base de derivados de petróleo juntamente com uma fórmula secreta, conhecida por apenas 3 pessoas no mundo.

• WD-40 pode ser usado em ferimentos e queimaduras.
O produto não foi criado para fins medicinais, mas sim para uso doméstico e industrial. A empresa não recomenda, de forma alguma, que WD-40 seja usado na pele para curar ou aliviar sintomas de doenças.
Para dúvidas e/ou sugestões de uso, entre em contato conosco, a WD-40 está sempre a sua disposição, pelo fone (41)2109-8025 ou pelo e-mail theron@wd40.com.br .

Em razão de e-mails que estão circulando na internet sobre WD-40, a empresa afirma que o produto não foi criado para fins medicinais, ou seja, não deve ser aplicado em picadas de inseto, queimaduras ou qualquer tipo de ferimento.
Entretanto, as outras dicas (que não envolvem a saúde) são todas VERDADEIRAS. WD-40 pode ser aplicado desde parafusos até espantar pombos.

Em caso de dúvidas sobre o e-mail, nosso setor de Atendimento ao cliente está pronto para ajuda-lo através do e-mailthero@wd40.com.br e do fone (41)2109-8025.

Confira a sessão dicas sobre WD-40.

WD-40 no uso AUTOMOTIVO
ELIMINA A UMIDADE
 - Pulverize regularmente WD-40 em todo o motor, principalmente após lavá-lo, para eliminar a umidade, evitar ferrugem e melhorar os contatos elétricos. Pulverize WD-40 no distribuidor para eliminar a água. Não é necessário secar. Aplique em partes eletrônicas e circuitos integrados, nos bornes da bateria para proteger contra oxidação e nos contatos das lâmpadas.

LUBRIFICA - Aplique WD-40 para lubrificar as fechaduras, chave de ignição, canaletas dos vidros, antenas, cabos de embreagem, acelerador e freios.

PENETRA E DESEMPERRA - Para fixar ou soltar parafusos e porcas.

LIMPA E DESCARBONIZA BICO INJETOR E CARBURADORES - WD-40 é um produto cuja fórmula permite usos ilimitados. Pode ser usado para limpar e descarbonizar as velas, os bicos injetores e carburadores de motores a álcool, gasolina e diesel, de 2 ou 4 tempos. WD-40 penetra e remove a carbonização e resíduos, remove respingos de asfalto, graxa e óleo da pintura, adesivos de vidros, lataria e pára-choques. Aplique sobre bancos de couro para hidratá-lo e dar brilho. Limpa graxa de carpetes.

PROTEGE - Protege peças e ferramentas contra ferrugem. Não ataca a pintura, borrachas, couro, plástico ou partes eletrônicas.
WD-40

Você sempre tem onde usar para... LIMPAR!• Tira marcas de sapato do chão

Remover aquelas marcas de sapato do chão da cozinha não serão mais um problema tão grave se você tiver WD-40 à mão. Aplique o produto e ele irá tirar todas as manchas do piso. Não é preciso lavar e nem esfregar muito. Lembre-se de abrir as janelas se for tirar muitas marcas do chão com WD-40.

• Limpa cola seca
Limpe cola seca de praticamente todos os lugares com muita facilidade. Sabe como? Aplique WD-40 no local, aguarde alguns segundos e depois passe um pano limpo sobre o local e pronto! O problema está resolvido.

• Tira graxa das mãos
Quando você mexer no motor ou em outra parte do seu carro ou da moto, e sua mão ficar cheia de graxa e toda suja, passe WD-40 e esfregue as mãos por alguns segundos. Depois, lave as mãos com água e sabonete ou passe uma toalha de papel. Elas estarão limpas e sem nenhum vestígio de graxa.

• Remove adesivos
Você não precisa usar objetos pontiagudos ou lâminas de barbear para retirar adesivos, selos e decalques. Basta passar WD-40 e aguardar aproximadamente 30 segundos. Depois é só retirar o adesivo, sem esforço e sem estragar a superfície.

• Remove adesivos de copos
Onde os fabricantes estão com a cabeça quando colocam aqueles adesivos nos copos? Será que eles não sabem como aquilo é difícil de tirar? Quando água e sabão não resolverem, você não precisa ficar raspando a sua unha ou usar algum objeto pontiagudo para retirar o adesivo. Além de poder se machucar, você corre o risco de quebrar o delicado vidro. A solução para isso é o WD-40. Aplique sobre o adesivo, aguarde alguns segundos e depois o remova facilmente. 

• Dá adeus as manchas de chá
Tire as manchas de chá que ficam no fundo da xícara ou dos copos usando WD-40. Aplique o produto em um pano ou esponja e esfregue o local. Em poucos minutos a mancha sairá totalmente. Não esqueça de lavar a xícara ou o copo antes de usar novamente.

• Limpa manchas no carpete
Não deixe tinta ou outras manchas arruinarem o seu lindo carpet. Borrife a mancha com WD-40 e espere um minuto ou dois. Depois limpe com limpa carpet normal ou esfregue com uma esponja com água e sabão. Continue até a mancha sair completamente.

• Tira manchas de tomate das roupas
Aquela macarronada cheia de molho de tomate parecia tão convidativa, não é mesmo? Agora a sua camiseta tem uma enorme (e difícil de tirar) mancha de molho. Para removê-la, aplique WD-40 sobre a mancha e espere alguns segundos. Depois é só lavar normalmente.

• Limpa sua geladeira
Quando água e sabão não conseguem tirar aquelas manchas de comida da sua geladeira, é hora de WD-40 entrar em ação. Depois de tirar todos os alimentos de dentro do refrigerador, aplique uma pequena quantidade de WD-40 sobre as manchas e depois passe um pano ou uma esponja. Não esqueça de lavar bem a geladeira antes de colocar os alimentos novamente.

• Cuida das cadeiras e estofados de couro
Mantenha sua cadeira de couro reclinável favorita ou outro móvel de couro limpos, macios e bem cuidados. Borrife WD-40 em uma flanela e passe no couro. Os componentes químicos de WD-40 irão hidratar e deixar o couro limpo e brilhante.

• Tira manchas de sangue e outras manchas
Oh não! Seu filho caiu enquanto estava brincando, e agora há sangue por toda a sua camiseta nova. Depois de cuidar dele, de os primeiros socorros à camiseta também. Tire as manchas de sangue com WD-40. Aplique o produto diretamente sobre as manchas, espere alguns minutos e depois lave normalmente. Tente tirar a mancha enquanto o sangue ainda está fresco pois, depois de seco a remoção fica mais difícil. Use WD-40 também para tirar outras manchas como baton, tinta e graxa.

• Limpa quadro-negro
Quando o assunto for limpar o quadro-negro, WD-40 é o "queridinho" da professora. É só borrifar WD-40 em um pano limpo e passar no quadro. Ele vai ficar limpo e novo como se fosse o primeiro dia de aula.

• Remove manchas de canetinhas e giz de cera
Seus filhos usaram sua parede como se fosse um grande livro de colorir? Não se preocupe. Pulverize WD-40 em um pano limpo e passe sobre as marcas na parede. WD-40 não danifica pintura ou papéis de parede. Aplique também para tirar manchas de canetinha e giz de cera em móveis e outros objetos.
WD-40 - Você sempre tem onde usar...no JARDIM

• Limpa a grelha de churrasco
Para fazer a boa e velha grelha de churrasco ficar como nova, borrife WD-40 sobre ela e depois passe uma esponja de aço sobre a grelha. Esteja certo de que a grelha não está sendo usada e que ela está fria. Não esqueça de lavar a grelha antes de usa-la novamente.

• Renova os móveis de plástico
Dê cor aos móveis plásticos desbotados do seu jardim aplicando WD-40 neles. Simplesmente aplique o produto diretamente sobre o móvel e depois passe um pano seco e limpo. Você ficará surpreso com os resultados.

• Tira marcas de unhas de gato
Você considera o seu gato como membro da família, mas não é isso que você pensa quando vê as marcas que ele deixou no piso ou no capô do carro com as unhas. Para não brigar com o gato, aplique WD-40 sobre o local e passe um pano seco e limpo pra tirar as manchas.

• Mantém os animais longe do canteiro de flores
Os animais adoram brincar no jardim e cavar no meio das flores que você teve tanto trabalho para cuidar. O que eles não gostam é do cheiro de WD-40. Para mante-los longe do canteiro e deixar as suas flores lindas por toda a primavera, borrife WD-40 em volta do canteiro, uma ou mais vezes durante a estação. 

• Repele os pombos
Os pombos estão usando a sua sacada mais do que você? Se eles e suas penas e sujeira estão evitando que você aproveite a linda vista da sua sacada, borrife WD-40 em todo o local, incluindo grades e móveis. Os pombos não agüentam o cheiro de WD-40 e voam para bem longe.

• Não deixa vespas construirem ninhos
WD-40 não deixa nenhum tipo de vespa arruinar a sua primavera ou o seu verão. O lugar favorito delas para construir ninhos é embaixo de calhas. Então, na próxima primavera, pulveriza a parte de baixo das suas calhas e deixe as vespas longe da sua casa.

• Tira coco de cachorro do tênis
Oh não! Você pisou? Poucas coisas na vida são tão desagradáveis do que limpar coco de cachorro da sola do tênis, mas esta tarefa pode se tornar muito mais fácil se você tiver uma lata de WD-40 sempre à mão. Aplique WD-40 no local e depois limpe com uma escova de dentes velha. Em seguida, lave com água fria e pronto! O tênis estará pronto para pisar no solo novamente. Agora, não esqueça de olhar onde pisa.

• Mata plantas com espinhos
Não deixe nenhuma planta que contenha espinhos, como aquelas que ficam entre a grama e cutucam os seu pé, estrague o seu jardim. Aplique WD-40 e elas morrerão imediatamente.
WD-40 - Você sempre tem onde usar...no LAZER

• Impermeabiliza botas e sapatos
Impermeabilize botas e sapatos colocando uma camada protetora de WD-40 neles. Ele vai formar uma barreira que irá impedir a água de penetrar no material do sapato ou da bota. Use WD-40 também para tirar manchas de calçados que sujam durante o inverno. Aplique o produto em um pano e passe sobre as manchas para tirá-las. Seus calçados ficarão como novos!

• Remove cera velha de skis, pranchas de surf e snowboard
Para tirar a cera velha e a sujeira dos skis, pranchas de surf e snowboard, pulverize a base com WD-40 e depois raspe a cera com um raspador de acrílico. 

• Preteje seu barco da corrosão 
Para proteger os equipamentos do seu barco da maresia e da corrosão, lave o motor com água potável e depois aplique WD-40 em todo ele. Isso vai evitar que você tenha que trocar peças várias vezes por estarem enferrujadas, além do seu barco parecer novinho, como no dia em que foi comprado.

• Remove craca do barco
Tirar craca do casco do barco é realmente uma tarefa muito chata. Mas pode ficar mais fácil e menos desprazerosa com uma ajuda de WD-40. Aplique generosamente o produto na área desejada, espere alguns minutos e então tire a craca com uma espátula. Espirre quanto WD-40 for necessário. Se for preciso, use uma lixa para tirar a a substância corrosiva deixada pelas cracas.

• Aplique em iscas de pesca
Pescadores de salmão do Oceano Pacífico aplicam WD-40 nas suas iscas pois, o aroma do produto atrai os peixes, além de dissipar o cheiro dos humanos, o que pode afugentar os animais. Você pode aumentar a quantidade de pesca na próxima vez, levando uma lata de WD-40 com você e borrifando todas as iscas artificiais e vivas antes de começar a pescaria. Antes, verifique se no local onde você está pescando, é permitido o uso de produtos químicos nas iscas.

• Desembaraça linhas de pesca
Para soltar uma linha de pesca embaraçada, aplique WD-40 e use um clips para desfazer os pequenos nós. Use WD-40 também para estender a vida útil da sua linha (porém, não em linhas muito velhas). Aplique uma noite antes da pescaria e sua linha sempre ficará nova.

• Limpa e protege clavas de golf
Seja você um profissional ou amador, sempre é hora de limpar e proteger as clavas de golf aplicando WD-40 nelas depois de cada uso. WD-40 também solta pregos e espinhos presos.

• Tira carrapatos
Para remover carrapatos da crina ou do rabo do cavalo (sem ter que cortar os pelos), aplique WD-40 sobre o local e você estará pronto para acabar com o incomodo completamente. Isso também funciona em gatos e cachorros.

• Mantém as moscas longe das vacas
Se as moscas estão atormentando as suas vacas, borrife um pouco de WD-40 sobre elas. Estes insetos odeiam o cheiro de WD-40 e ficarão bem longe. Tome cuidado para não ir WD-40 nos olhos das vacas.

Texto oficial de divulgação da marca WD-40

http://www.zecamat.com.br/pag0203.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/