quinta-feira, 21 de julho de 2016

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE ARMAS


A limpeza e a conservação da arma é absolutamente necessária  para a segurança e eficiência no seu uso. Limpá-la após cada seção de tiro é fundamental,  mesmo não utilizando-a  efetue uma manutenção em sua arma pelo menos a cada 3 (três) meses ou a cada seção de tiros.  Uma arma sem cuidados ou mal cuidada se torna pouco confiável. 
PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA LIMPEZA DE ARMAS
1º PASSO:

DESCARREGAR E DESMONTAR: Descarregue sua arma com segurança;
Desmonte sua arma, isso é importante para uma melhor limpeza de todas as partes;
Após separar as partes da arma inicie o processo de limpeza:

2º PASSO:
LIMPAR COM PANO OU PAPEL: Limpe todos as peças ou partes  usando uma toalha de papel, patches de falso tecido   ou uma flanela de algodão. Remova o máximo que puder das crostas de carbono criadas pelo uso.  Retire resíduos de lubrificante e pólvora não queimada.
Se encontrar um lugar onde o papel fique preto, limpe mais.
Neste passo, precisão não é necessária; limpe rapidamente.

3º PASSO:
UTILIZAR OS PRODUTOS DE LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO:
SOLVENTE : Aplique o solvente sintético aerossol GUN SCRUBBER(http://www.arearestrita.com/Produto–LIMPEZA–CONSERVACAO–Solventes-Solvente-Sintetico–Gun-Scrubber-versao-39-39.aspx ),  em todos os partes e peças.
Este é um solvente sintético, pode ser utilizado em toda a arma sem a necessidade de retirar as partes sintéticas, borracha, madeira ou qualquer outro material. A maioria dos solventes obriga a retirada desses materiais, pois não são sintéticos.
Aplicar uma quantidade generosa de solvente é melhor do que muito pouco.
Deixe o solvente agir por alguns minutos. Qualquer área com excesso de sujeira deve receber uma quantidade extra de solvente.
 Esfregue com uma escova com cerdas de náilon isto ajuda o solvente a dissolver os detritos incrustados, escove em todas as partes até retirar toda a sujeira e seque com uma flanela de algodão.
Para finalizar passe um pano com solvente em toda a arma e certifique-se de que não restou nenhum resíduo de sujeira, repita este procedimento até que o pano não fique mais sujo.
 Dica: Use um palito para remover qualquer crosta de resíduos de sujeira  em áreas difíceis de acessar.

SOLVENTE PARA O CANO: Use uma escova de algodão para molhar todo o cano com o solvente BORE SCRUBBER (http://www.arearestrita.com/Produto–LIMPEZA–CONSERVACAO–Solventes-Solvente-Desincrustante—Bore-Scrubber-Liquido-versao-95-96.aspx ), este é um  potente solvente formulado especialmente para limpeza do cano, dissolve e remove por completo resíduos de pólvora, chumbo, cobre, plástico entre outros. Além de limpar também permite a proteção contra ferrugem, pois tem aditivos anti-corrosivos em sua fórmula. Deixe o solvente agir por um tempo e utilize uma escova de latão  para remover os detritos. É necessário repetir mais de uma vez esta operação até que o cano esteja completamente livre dos detritos.
Não mude a direção da escova dentro do cano. Empurre a escova até o fim, depois a traga de volta com movimentos circulares, para que todas as raias do cano sejam limpas.
Após este processo aplique mais uma pequena quantidade de solvente e utilize patches para retirar o excesso de solvente e limpar o cano , utilize tantos patches quanto forem necessários para que o cano fique completamente limpo, até que não saia mais nenhum resíduo.
Dica: Pode-se utilizar também uma escova de náilon que é menos agressiva ao metal para limpeza diária quando a arma não se encontra muito suja ou chumbada.

LUBRIFICAÇÃO: A lubrificação é muito importante
Passe lubrificante em todas as partes móveis da arma como: cão, gatilho, ferrolho, etc. A lubrificação faz com que diminua o atrito entre as partes de metais. O lubrificante sintético GUN OIL(http://www.arearestrita.com/Produto–LIMPEZA–CONSERVACAO–Lubrificantes-Lubrificante-Sintetico—GUN-OIL-Lata-versao-42-42.aspx ), possui em sua fórmula com teflon que lubrifica e protege todas as partes da arma sem perder a viscosidade aumentando o tempo de proteção e o desempenho da arma diminuindo o atrito das partes de metais e prolongando a vida útil da sua arma.
Dica: Não aplique lubrificante em excesso, utilize um cotonete para aplicar o lubrificante nas partes que sofrem maior desgaste.

Experimente: Lubrificante em pasta GUN GREASE (http://www.arearestrita.com/Produto–LIMPEZA–CONSERVACAO–Lubrificantes-Lubrificante-SNO—Gun-Grease-versao-287-290.aspx ), resistente a altas temperaturas e ideal para partes que sofrem mais atrito.
4º PASSO:
MONTAGEM: Monte novamente a sua arma e certifique-se de que todas as partes estão funcionando.
Com uma flanela retire o excesso de lubrificante, caso ainda haja algum.

5º PASSO:
PROTEÇÃO:  Para finalizar, aplique uma generosa quantidade de BARRICADE Rust Protection (http://www.arearestrita.com/Produto–LIMPEZA–CONSERVACAO–Protecao-Anti-Ferrugem—BARRICADE-Liquido-versao-47-47.aspx ), eficiente anti-corrosivo que penetra nos poros do metal impedindo a corrosão e deixando uma fina película protetora contra a umidade e ácidos nocivos ao metal. Ideal para aplicar em armas antes de guardá-las, inclusive por longos períodos. Pode ser utilizado no dia-dia para total proteção da sua arma.
Agora sua arma esta pronta para o uso ou até mesmo para guardá-la em segurança  livre de corrosão.

DICAS:
Para armas com coronhas de madeira utilize TRU OIL Stock Finish (http://www.arearestrita.com/Produto–LIMPEZA–CONSERVACAO–Restauracao-Restaurador-de-Coronhas—Tru—Oil-versao-17-17.aspx), Composto de óleos naturais que seca rapidamente sem deixar manchas, penetrando nos poros e realçando o brilho natural da madeira. Além de criar uma suave “película” de proteção resistente à água. Ideal para acabamento, revitalização ou restauração completa de coronhas de madeira.
Para limpeza de cartuchos utilize CASE 
CLEANER (http://www.arearestrita.com/Produto–LIMPEZA–CONSERVACAO–Limpeza-Limpa-Cartuchos-CASE-CLEANER-concentrado-versao-46-46.aspx ), Concentrado. Fácil de preparar, em um recipiente de vidro ou plástico adicione 60ml de Case Cleaner para cada litro de água (quente). Mergulhe completamente os cartuchos (vazio) na mistura e deixe agir por cerca de 3 minutos, mexendo ocasionalmente. Retire os cartuchos da substância, enxágüe com água, deixe escorrer e seque.
 Mistura reaproveitável. Rendimento aproximado 8.000 cartuchos.

NUNCA SE ESQUEÇA:
·         Lave as mãos após mexer com a arma.
·         Sempre limpe a arma em um local ventilado, uma vez que os gases liberados pelo    solvente são tóxicos se inalados.
·         Nunca deixe excesso de óleo ou solvente na arma.
          Nunca utilize lubrificantes comestíveis ou automotivos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
·         Toalhas de papel (opcional)
·         Flanela  e patches de Algodão http://www.arearestrita.com/SubCategoria-Complementos-119.aspx  
·         Solvente para a arma: GUN SCRUBBER  
·         Solvente para o cano: BORE SCRUBBER 
·         Lubrificante Sintético GUN OIL. 
·         Barricade  Anti-corrosivo  
·         Óculos de Proteção  http://www.arearestrita.com/SubCategoria-Oculos-137.aspx
·         Luvas descartáveis
·         Palito
·         Escovas de algodão e latão, adequada ao calibre da arma.       
·         Escova com cerdas de náilon 
Você encontra todos estes produtos a venda em nossa loja virtual. Aproveite também os Kits promocionais com preços incríveis.

Acesse : www.arearestrita.com  ou http://www.armasebagagens.com.br e confira!

https://arestrita.wordpress.com/2010/04/12/limpeza-e-conservacao-de-armas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/