quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dica Segura - PM-RN na Copa de 2014



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Enquanto outras instituições lamentam a situação administrativa e de operacionalidade em que se encontram, a Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte parece ser um órgão estatal que se encontra preparado para receber não somente uma Copa do Mundo como quaisquer eventos de grande porte que por ventura venham dá o ar de sua graça nos rincões potiguares.

Dizemos isso porque, como bem já frisamos neste mesmo vespertino, a PM-RN, autentica instituição democrática potiguar, nascida em 1834, já presta seus serviços à sociedade norteriograndense e também à nação brasileira há cento e setenta e seis anos. E, mesmo não tendo, em dados momentos históricos, o mesmo reconhecimento e condições de trabalho que outras instituições bem mais recentes, possui maior poder de mobilização e ação, haja vista a sua situação fática na sociedade. Diante disso a PM-RN nunca se negou, do seu mais moderno soldado ao seu mais antigo coronel, a socorrer a quem mais precisasse, seja rico ou pobre, doente ou são, letrado ou não.

Muitas das vezes a PM-RN foi utilizada como braço armado “dazelites” dominantes. Exemplo disso, frisou Homero Homem na sua inolvidável obra Cabra das Rocas. Este livro retratou em partes e ficticiamente o papel da policia em década de 1930. Nestes idos parecia que o corpo policial estava a serviço das classes mais abastadas. Foi assim que narrou o fato de um cavalariano policial descer espadagão contra os canguleiros, moradores das Rocas da frente, em obediência e vingança ordenada dos xarias, gente da elite, moradores da Cidade Alta, que vez por outra, se diziam importunados pelos habitantes dos arrebaldes do bairro das Rocas.

Todavia, este tempo já foi embora e o que restou fora uma literatura que nos enriquece e nos mostra como prosseguir na nossa lide policial diária. Respeito e zelo com o patrimônio e a segurança pessoal do próximo, não importa de que categoria social pertença, desde que agindo dentro das normas do ordenamento jurídico,estaremos sempre a proteger.

É por isso que a moderna PM-RN, hoje com mais de dez mil pessoas, entre homens e mulheres, mesmo em meio a algumas dificuldades operativas e administrativas como a escassez de verbas para custeio e investimentos, ainda não foi aos meios de comunicação para tentar comover a opinião pública dizendo que falta isso e falta aquilo; que tem gente demais presa; que isso atrapalha o trabalho; que vai fazer greve. Não, isso não, até porque a greve em nosso país é injustamente proibida na Constituição Federal para o militar. Essa proibição se dá tanto a nível federal quanto estadual, todavia, mesmo diante de problemas administrativos, salários menores na atualidade do que as demais categorias da segurança pública, a PM-RN, está sempre presente, em viaturas, a pé, nas escolas, nas rondas ostensivas, em palestras, atendendo à saúde do povo a PM-RN estando apta para defender a sociedade.

Erros, toda a instituição tem. Melhor, as pessoas que fazem a instituição é que tem. São algumas pessoas que cometem atitudes incondizentes com o serviço policial e assim, toda corporação paga por atitudes errôneas de seus prepostos. Todavia, com a líquida e certa correção, coíbem-se práticas que se desviam das condutas esperadas pelo policial e logo o mau PM vai restando preso e depois excluído do seio da corporação pois não há lugar na PM-RN para este tipo de profissional.

A história da PM-RN fala por si, basta vermos e compararmos os serviços que ela prestou ao longo dos seus 176 anos de existência. Retirem-se os erros e os acertos sobressairão de forma avassaladora em prol da sociedade.

Que venha a Copa de 2014; que venham também eventos grandiosos depois desta esperada competição que todos nós iremos sempre contar com mulheres e homens policiais militares prontos, aptos a sacrificarem sua própria vida benefício da coletividade. E não veremos, ao longo deste quatro anos restantes, ouvir dizer que a PM-RN lamenta, que não está preparada para defender o povo potiguar porque, nosso lema é ser “vigilantis semper” e ainda se ouvirmos, duvidemos, pois pode haver outras conotações por trás disto. Que venham as exigências da famigerada FIFA e sua ganância por dividendos. Faremos a melhor copa, em termos de segurança que o mundo já teve.

3º DPRE inicia fiscalização sobre transporte de "Crianças" em veiculos

Foto acima: Tenente Amorim


A partir de hoje quarta feira dia 1° de setembro será iniciada a fiscalização das novas regras para o transporte de criança. A Resolução 277 do Contran, publicada em junho de 2008, determina que crianças de até sete anos e meio deverão ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro utilizando o dispositivo de retenção.

Segundo a norma, as crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as crianças até dez anos devem ser transportadas no banco traseiro.

O Tenente Flavio Amorim (foto), chefe de operações do 3º Distrito de Policia Rodoviária Estadual concedeu entrevista a Rádio Seridó e informou que quem descumprir as normas referentes ao transporte de criança está sujeito a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

A Policia de Trânsito de Caicó estará inicialmemente fazendo Blitz educativas e após um primeiro periodo começarão a serem feitas as multas.


Carro com cinto de dois pontos pode ter regra diferente para cadeirinha

Contran estuda alterar lei que entrou em vigor nesta quarta-feira (1º).
Inmetro diz que não há produtos certificados para cinto abdominal.

Do G1, em São Paulo
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) declarou, nesta quarta-feira (1), que se posicionará até o fim desta semana quanto ao uso do equipamento de retenção para o transporte de crianças em veículos que tenham apenas cinto abdominal no banco traseiro, caso dos carros mais antigos.
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) – que certifica os dispositivos - disse ao G1 na última segunda-feira (30) que, atualmente, não há cadeirinhas certificadas para esse tipo de cinto. Segundo o órgão, quando foram especificados os padrões de qualidade, o Inmetro já considerou que a cadeirinha só é segura para cinto de três pontos.
Em nota nesta quarta, o Contran diz que estuda a possibilidade de utilização do equipamento de retenção no banco dianteiro quando o veículo dispuser apenas de cintos abdominais no banco de trás. Nesse caso, o conselho avaliará também a possibilidade de que o transporte de crianças de 4 a 7 anos e meio seja realizado no banco traseiro, usando o cinto de segurança abdominal, sem a necessidade do uso do assento elevado.
Segundo a Resolução 277 do Contran, as crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação.
Enquanto não houver um posicionamento do Contran a Resolução 277 está em vigor para todos os efeitos a partir desta quarta-feira.
Norma elaborada em 2008
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) alega que na época em que a Resolução 277 foi elaborada (em maio de 2008) havia equipamentos no mercado que poderiam ser utilizados em cinto abdominal.
Por isso, segundo o órgão, a norma não faz distinção em relação ao tipo de cinto ou idade do veículo. Ou seja, o motorista não pode ser multado por usar cadeirinha para cinto de dois pontos, ainda que sem certificação. Porém, a criança pode correr risco se for transportada em um equipamento sem certificação.

Reportagem na íntegra em:
http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/09/carro-com-cinto-de-dois-pontos-pode-ter-regra-diferente-para-cadeirinha.html

Arena da Dunas

Licitação da arena tem novo atraso

O edital de licitação para a construção da Arena das Dunas, estádio que vai abrigar jogos do Mundial de 2014, no Brasil, deve sofrer mais um atraso. Quem confirmou foi o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Fernando Fernandes. “Se o edital tivesse sido lançado no mês de julho, como estava previsto, as obras deveriam começar entre os meses de novembro e dezembro, com a demolição do Machadão acontecendo no final do ano. Como aconteceu esse atraso, esses prazos vão ficar para mais adiante. Mas, não quero divulgar prazos, para evitar especulações sobre as obras. A posição oficial só posso dar depois que todas as tramitações forem concluídas”, revelou Fernandes.

Adriano AbreuApenas a obra de acesso à Governadoria foi realizada no terreno que servirá para abrigar a ArenaApenas a obra de acesso à Governadoria foi realizada no terreno que servirá para abrigar a Arena
Enquanto Natal fica presa aos trâmites burocráticos, emperrando o andamento das obras, algumas outras sedes do Mundial já iniciaram as reformas ou demolições dos seus antigos estádios. A Fonte Nova foi demolida neste final de semana, o Mineirão já está fechado para as obras e o Maracanã começou as reformas nas suas instalações. Fernando Fernandes disse que vem sofrendo pressão por parte dos governos estadual e municipal por conta do atraso nas obras. Mas, faz questão de tranquilizar a população. “Por causa das obras nos outros estados, como secretário que sou, venho recebendo pressão tanto o Governo, quanto da Prefeitura, para que as coisas andem aqui em Natal. Mas, os natalenses podem ficar tranquilos. A expectativa é de que levem 24 meses para a demolição e construção da Arena das Dunas e ainda faltam cerca de 40 meses para a Copa das Confederações, que é na metade de 2013. Então, tempo não será o problema”, afirmou.

Mas, para que tudo isso aconteça, é necessário que Assembleia Legislativa autorize a liberação do Fundo Garantidor, que vai servir como segurança para a empresa que vencer o processo de licitação para a Parceira Público Privada (PPP). “ É muito importante que tenhamos o Fundo Garantidor aprovado. Só assim, teremos a possibilidade de termos a PPP. É uma urgência que temos. Mas, não vejo má vontade e nenhum outro interesse político partidário por parte dos deputados estaduais. Eles sabem da urgência dessa aprovação e estão fazendo de tudo para que o Fundo Garantidor seja aprovado. Agora, é esperar”, disse.

FIFA prepara início da pressão por obras no país

Genebra (AE) - Faltando quatro anos para a Copa do Mundo no Brasil, a Fifa foca a partir de agora todas suas atenções sobre a preparação do País para o evento e vai cobrar um cronograma para obras e projetos relacionados com o Mundial que a entidade quer transformar no mais lucrativo da história. Na próxima semana, a entidade máxima do futebol desembarca no Brasil para começar a fase crucial dos trabalhos de preparação, em uma relação que se tornará permanente até 2014.

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, fará nos próximos dias sua primeira viagem ao Brasil depois de terminada a Copa do Mundo da África do Sul. Seu gabinete garante que a viagem marca o início da nova fase nas relações entre a Fifa, CBF e o governo brasileiro e de uma cobrança total sobre o País para evitar atrasos e deslizes na organização. Em Zurique, a Copa no Brasil já está sendo calculada como a que irá gerar a maior renda na história dos Mundiais, com pacotes para patrocinadores sendo vendidos a valores mais altos que todas as Copas anteriores. A Fifa, portanto, espera uma receita de US$ 3,8 bilhões com o evento no Brasil, US$ 600 milhões a mais do que a África do Sul gerou e três vezes mais que a renda com a Copa da Alemanha em 2006.

Em sua agenda na próxima semana, Valcke promete tratar com prioridade da questão dos estádios e, principalmente, cobrará uma definição rápida por parte de São Paulo sobre qual o papel que a cidade de fato quer ter durante o Mundial. Um dos pontos será o de conhecer de forma detalhada o projeto para o estádio do Corinthians, que serviria para a abertura da Copa. A Agência Estado, porém, obteve confirmações de que a Fifa já foi informada do projeto, ainda que de maneira informal.

A Fifa não entende como, três anos depois de receber o direito de organizar a Copa, o Brasil ainda não definiu onde será a abertura da Copa e nem mesmo onde ficará o centro de transmissão dos jogos. Valcke vai cobrar que a CBF estipule um cronograma detalhado de como as obras devam ocorrer. Na Fifa, a falta de um calendário e atrasos em diversos projetos deixaram a entidade preocupada. Em junho, Valcke chegou a confessar que o Brasil estava dois anos atrasado em sua preparação.


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/licitacao-da-arena-tem-novo-atraso/158450

Conheça a biografia da futura presidente do Brasil


video



Campanha: PEC 300 no debate dos presidenciáveis

Campanha: PEC 300 no debate dos presidenciáveis


Os bombeiros e policiais do Brasil, e suas famílias, estarão votando com a senhora Dona Marina para presidente. Não queremos Dilma e Serra porque são contra a PEC 300. O jornal O Globo já anunciou que a PEC 300 não foi votada na semana passada porque Dilma é contra. Mostre isso na sua propaganda!

Queremos que a PEC 300 entre na discussão do debate eleitoral. Queremos que a senhora mostre ao País que Dilma e Serra são contra a segurança pública. Nossas comunidades na internet já estão discutindo esse assunto. Somos mais de 10 milhões de votos.


Mostre ao povo que a segurança pública é vital para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas. Sem segurança pública de qualidade, a sociedade está perdida. Chega de polícia fazer bico para complementar salário indigno. PEC 300 já! Marina Silva presidente do Brasil.


Contamos com a sua ajuda, Senadora Marina. Precisamos mostrar que a PEC 300 deve ser aprovada.


Atenciosamente,

Bombeiros e policiais do Brasil

Copie essa mensagem e cole no endereço abaixo:

FALE COM A MARINA

  Policial e Bombeiro NÃO vota em quem não apóia a PEC 300.
Votamos em MARINA para PRESIDENTE DO BRASIL!


Juiz determina que João Grandão continue no presídio federal

Ex-PM estava prestes a ser transferido para uma unidade prisional estadual, depois que teve o relaxamento da prisão decretada em 26 de agosto.

Por Thyago Macedo
Reprodução
Confira trecho da decisão do juiz federal Mário Jambo.
O juiz corregedor do Presídio Federal de Mossoró, Mário Azevedo Jambo, determinou que o ex-policial militar João Maria da Costa Peixoto, continue preso na unidade de segurança máxima. João Grandão estava prestes a ser transferido para uma unidade prisional estadual, depois que teve o relaxamento da prisão decretada no dia 26 de agosto.

Confira decisão na íntegra


Mesmo com o alvará de soltura, o ex-policial continuaria preso, mas não no presídio federal de Mossoró. Com isso, a Vara de Execuções penais solicitou a manutenção da custódia, alegando “existência de interesse da Segurança Pública e do próprio preso”.

A decisão do juiz Mario Jambo leva em conta o fato de João Grandão ser um ex-policial militar e sua presença em um presídio com presos comuns representa um risco. “Assim, considerando a urgência que o caso requer, autorizo cautelarmente a permanência do senhor João Maria da Costa Peixoto na Penitenciária Federal de Mossoró”, declarou.

A decisão do relaxamento da prisão de João Grandão tinha sido tomada na última quinta-feira (26), quando o juiz da 3ª vara Criminal de Natal, Ricardo Procópio Bandeira de Melo, assinou o Alvará de Soltura dele e do irmão, Manoel da Costa Peixoto, conhecido por Neo. Os dois são réus no processo da morte de José Clemildo Fernandes, em dezembro de 2008.
Por esse crime, João Maria e o irmão Neo tiveram a prisão preventiva decretada em abril de 2009. Desde então, eles estão detidos. O ex-policial militar também tem uma condenação de 17 de abril de 2008, quando foi considerado culpado juntamente com o PM Márcio Silva Bezerra, o "Márcio Cabeção"; e o marceneiro Antônio Rosendo, pela morte do traficante Osvaldo Emílio Soares, o "Caliano".

http://www.nominuto.com/noticias/policia/juiz-determina-que-joao-grandao-continue-no-presidio-federal/59543/

Proerd é ampliado nas escolas municipais de Natal


Na tarde desta terça-feira, a prefeita Micarla de Sousa assinou termo de cooperação técnica e logística para ampliação do Programa da Polícia Militar.
Por Redação



As escolas da rede municipal de ensino dizem não às drogas. E essa proteção foi intensificada nesta terça-feira (31) com assinatura de um convênio entre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Prefeitura do Natal. Nesta tarde, a prefeita Micarla de Sousa assinou um termo de cooperação técnica e logística para ampliação do Proerd.

O programa leva a presença policial às escolas e é coordenado pela major Margarida, da Polícia Militar. As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens que estão sujeitas atuam como prevenção, para que conscientizadas no dia-a-dia, possam dizer “não” às drogas.

Esta é a segunda ampliação do Proerd na rede municipal. Em novembro do ano passado, o programa chegou a 35 escolas. Segundo major Margarida, até o final de outubro serão 50 escolas e seis mil alunos e até dezembro o programa irá beneficiar sete mil alunos, sem contar os cursos para os pais (quase 1.500 famílias), e outras ações desenvolvidas durante o ano para a comunidade e a capacitação dos professores da rede.

Com esta parceria, a Secretaria Municipal de Educação dá apoio logístico, através do transporte para os instrutores, alunos (em ocasiões especiais como as solenidades de formação) e camisetas. A secretaria cede ainda o espaço para que as atividades sejam desenvolvidas e também seleciona as escolas que irão ser beneficiadas.

Também fornece apoio financeiro e logístico para os policiais que atuarão nas escolas selecionadas e se compromete a manter o professor em sala de aula, a fim de auxiliar o instrutor do Proerd, se compromete também a divulgar o programa no âmbito da rede de ensino e internamente. Da parte do Proerd, é assegurado o material didático a ser utilizado em sala de aula e a prestação de contas dos recursos financeiros repassados.

Na região Norte de Natal, 90% das escolas municipais são cobertas pelo programa. Na região Oeste, que têm um alto índice de criminalidade, notadamente relacionada às drogas, essa cobertura chega a mais de 70% das escolas municipais. Em novembro, quando o Proerd foi ampliado, 47 escolas . O programa teve sua origem nos Estados Unidos da América, no ano de 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países.

Os Policiais Militares especializados em orientar crianças sobre as drogas e a violência são exemplos de cidadania. No Brasil o Proerd foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Norte o Proerd foi implantado em 2002. Hoje o efetivo de policiais militares instrutores fazem parte da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred), criada no final de 2008 através do Decreto 21.002 de 31 de dezembro, é a primeira unidade do país que trabalha exclusivamente na prevenção ao uso de drogas.

Objetivos gerais do Proerd:
1 - Envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência;
2 - Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas;
3 - Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola.
Objetivos específicos
1 - Sensibilizar os pais e os educadores para o trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência;
2 - Promover o desenvolvimento de valores positivos;
3 - Fortalecer a auto-estima das crianças e dos adolescentes;
4 - Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que desenvolvam estilos de vida saudável;
5 - Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que reconheçam e resistam às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência.

*Com informações da Assessoria da Prefeitura.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/proerd-e-ampliado-nas-escolas-municipais-de-natal/59497/

Cadeirinha está em falta nas lojas




A partir de hoje, dia 1º, transportar crianças de até 7 anos e meio de idade sem a cadeirinha de retenção é considerado infração de trânsito. No entanto, a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de número 277/2010, entra em vigor sem que todos estejam equipados. Prevista para valer a partir de julho passado, a prorrogação de 60 dias e aquisição dos equipamentos parece ser insuficiente. Em Natal,  a adaptação à lei contará com mais 15 dias, prazo dado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para começar a fiscalização. Ou seja, o pagamento de multa de R$ 191,54 para aqueles que continuarem a levar os pequenos sem a devida segurança, não vale a partir de hoje em vias do município.

Alex FernandesA partir de hoje, o transporte de crianças menores de 7 anos, só poderá ser feito em cadeirinhas
A partir de hoje, o transporte de crianças menores de 7 anos, só poderá ser feito em cadeirinhas


















Segundo o diretor de fiscalização de trânsito, Márcio de Sá, durante o período de advertência agentes de trânsito realizarão abordagens educativas, no entorno das escolas, para orientar pais e responsáveis sobre transporte seguro e aplicação da lei. “Toda mudança de cultura precisa de tempo para se conhecer as novas obrigações e se conscientizar da necessidade”, destaca Sá. 

Mais que obedecer a lei, o equipamento preserva a criança de acidentes. Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), em 2005 acidentes de transito vitimaram 573 crianças com até 4 anos de idade no Brasil, mas o número pode estar subestimado. A lei estabelece o uso de cadeirinhas de acordo com a faixa etária. Para as crianças de até 1 ano, por exemplo, o transporte deve ser feito no bebê conforto. As que tem entre 1 a 4 anos, em cadeirinhas, e as de 4 a 7 anos, em assentos de elevação, de forma a garantir o posicionamento do cinto de segurança.

Aliado ao hábito de deixar para última, os consumidores foram surpreendidos pela escassez do produto nas prateleiras de supermercados e lojas de produtos infantil. Durante a manhã de ontem, a reportagem visitou algumas lojas em Lagoa  Nova e no Centro e somente em três encontrou o produto, em geral, indicado para bebes até um ano de vida, faixa etária em que há procura independente da legislação. 

O marceneiro Pedro Batista de Oliveira, 39, conta que encontrou a cadeirinha para a filha Letícia de 1,1 ano, depois de muita pesquisa. “O preço já era alto e agora ainda está pior”, lembra. O produto adquirido em um hipermercado custou R$ 309,00.

Na Espaço Infanto, a remessa de 15 peças esgotou-se em duas horas. Segundo a proprietária Jaana Maia, as vendas cresceram desde julho sem causar forte impacto nos preços. Os menores valores oscilam entre  R$ 169,00, para crianças até 13 quilos, a R$ 289,00, para os que pesam entre 15 e 36 quilos. “A procura está alta e os fornecedores não estão dando vencimento”. A opinião é partilhada pela gerente Francisca Bezerra, do Sacolão. Segundo ela, há mais  de um mês as solicitações de produtos feita aos fabricantes permanecem sem previsão. “Não houve preparo e o número de fabricantes é reduzidos, para atender a todo país”, justifica.

Para a dentista Marcilia de Melo, 31, mãe de Francisco Angelim, de três meses, a lei não altera o hábito. Desde os primeiros dias de vida, o filho conta com o aparato de segurança no carro da família. A professora Maria do Carmo da Cunha Valente, 50, iniciou na semana passada a busca pelos produtos para os netos de 2 e 5 anos, mas só conseguiu para o primeiro. “Não sei mais onde procurar. Já bati todas as lojas. Como uma lei vai valer, se o mercado não está preparado? Vamos pagar por isso?”, questiona.

O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou que a atribuição de fiscalização compete à Polícia Estadual de Trânsito. 

Bebê-conforto:

São cadeirinhas adequadas para bebês recém-nascidos até cerca de 9 kg, mais reclinadas, e que devem ser colocadas de costas para o banco da frente do carro. O tipo com cinto de segurança de cinco pontos, encaixa na maioria dos carrinhos, o que significa que você pode tirar o bebê do carro dormindo, com cadeirinha e tudo. A desvantagem é que, depois que a criança chega aos 9 kg, é necessário comprar outra poltrona.

Poltronas reversíveis:

São cadeirinhas projetadas para carregar desde recém-nascidos até crianças de cerca de 16 kg ou mais (entre 1 a 4 anos), dependendo do modelo. a posição mais segura é de costas para o banco da frente do passageiro, porque protege o pescoço do bebê em caso de impacto. Existem modelos com cintos de segurança de cinco pontos e os que se transformam em "boosters" para que a criança use o próprio cinto do carro. 

Poltronas para o posicionamento do cinto do carro (boosters):

São poltronas ou "banquinhos" que servem para a criança ficar mais alta e dessa forma usar o cinto normal do carro na posição correta. Esse tipo de assento de elevação pode ou não ter encosto. No caso dos sem encosto, é necessário que o carro tenha proteção para a cabeça, que evita o efeito de "chicote" em caso de acidente. Só podem usar esse tipo de poltrona crianças com mais de 4 anos de idade, segundo a resolução do Contran.

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/