quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Delegado vai pedir prisão de agente penitenciário

Andrey Ricardo - jornal de Fato

Mossoró - A polícia vai pedir a prisão preventiva do agente penitenciário Francisco Ramilson Cavalcante, acusado de ser o dono dos quase 10 quilos de crack apreendidos na segunda-feira, 27, no bairro Sumaré (zona leste). O dono da casa onde a droga foi apreendida, Kergenildo Moreira da Silva, se apresentou ontem e confirmou que a droga foi entregue em sua casa pelo agente, que já teve problemas ligados ao tráfico. Ele foi punido por visitar um traficante na prisão e por facilitar a fuga de um outro.

Em depoimento, o pedreiro Kergenildo Moreira da Silva, que tem 31 anos é conhecido como “Biliu”, confirmou que recebeu a droga das mãos do agente penitenciário, mas negou que tivesse conhecimento do que se tratava àquele produto. O depoimento dele vai totalmente de encontro ao que foi dito na segunda-feira passada pela sua esposa, a dona-de-casa Francisca Jaqueline da Silva, de 19 anos. Ela afirmou que o marido tinha sim conhecimento das drogas e que guardava como forma de pagamento pelo aluguel da casa. Ela citou inclusive que era contra as atitudes do marido.

Kerginildo se apresentou ontem à tarde na Delegacia de Narcóticos (DENARC), prestou depoimento e depois foi liberado, já que não existe uma ordem de prisão contra ele, nem contra o agente. O delegado Denys Carvalho da Ponte afirmou inclusive que vai esperar pela apresentação espontânea do servidor público estadual até hoje. “Se ele não se apresentar, vamos pedir a prisão preventiva dele e, assim ele será considerado foragido da Justiça”, adianta o delegado, ressaltando que a investigação vai continuar e que o agente penitenciário será indiciado por tráfico de drogas.

As buscas para tentar localizar Ramilson e Kergnildo foram encerradas no início da noite de segunda-feira passada. Policiais civis e militares vasculharam vários pontos onde os dois poderiam estar escondidos, mas nenhum deles foi localizado. Caso tivessem sido encontrados, os dois teriam sido presos em flagrante. Até o encerramento da operação, a polícia havia optado por não divulgar nenhuma informação sobre o processo, alegando que poderia ser prejudicada. “Foi uma medida de segurança que nós adotamos. Quanto menos fosse divulgado naquele momento, melhor seria”, explica.

Na tarde de segunda, a equipe do setor de Inteligência do Segundo Batalhão de Polícia Militar obteve a confirmação que Ramilson havia deixado mais um carregamento de drogas na casa de Kergenildo, que fica situada à rua Roldão Silvano Cavalcante, 100, bairro Sumaré (zona leste). No momento da abordagem, nenhum dos dois foi encontrado no local.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/delegado-vai-pedir-prisao-de-agente-penitenciario/168749

Casal de adolescentes é apreendido com 300 gramas de maconha

Dois adolescentes, um de 14 anos e uma de 15, foram apreendidos na noite de ontem (28), na comunidade do Japão, zona Oeste de Natal. O motivo da apreensão, feita por policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar, foi ato infracional referente ao tráfico de drogas: os dois jovens foram encontrados com 105 trouxas de maconha. Pesadas juntas, elas somavam, aproximadamente, 300 gramas da droga.

A apreensão foi feita na travessa Guanabara, onde estava reunido um grupo de jovens. Ao verem os PMs, eles tentaram fugir, mas nem todos conseguiram: o adolescente de 14 e a de 15 acabaram seguros pelos policiais e encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde foram autuados em flagrante.

Além da maconha, com os adolescentes foram encontrados vários sacos plásticos, R$ 38 em dinheiro trocado, dois celulares e uma câmera fotográfica digital.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/casal-de-adolescentes-e-apreendido-com-300-gramas-de-maconha/168768

Bombeiros tentam resgatar homem que ameaça se jogar de torre


Identificado como Auri, o homem está no alto da torre de uma empresa de telefonia, em Messias Targino.

Por Thyago Macedo


Foto: Blog do Pôla Pinto
Um morador de Messias Targino movimentou o município na manhã desta quarta-feira (29). Ele subiu no ponto mais alto de uma torre de telefonia e ameaça se jogar. Auri do Som, como é conhecido, está em uma altura superior a 50 metros. Neste momento, o Corpo de Bombeiros tenta fazer o resgate.

De acordo o Blog do Pôla Pinto, o motivo para a atitude do homem seria um conflito conjugal. A ação de Auri reuniu vários curiosos ao local. Desde o início da manhã, a Polícia Militar tentar negociar com o homem para que ele não pule.

No entanto, Auri afirma que vai se jogar do alto da torre. Diante da situação, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi deslocada de Mossoró até Messias Targino. Eles devem subir na torre para conversar e tentar resgatar Auri.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/bombeiros-tentam-resgatar-homem-que-ameaca-se-jogar-de-torre/66248/



Homem ameaça se jogar de torre em Messias Targino


Tensão em Messias Targino, cidade que fica a 298km de Natal. Um homem identificado como Auri do Som está em uma torre de operadora de celular há mais de quatro horas e ameaça se matar. De acordo com informações do local, os familiares de Auri estão próximos à torre e tentam convencê-lo a descer junto aos bombeiros, que já subiram na estrutura de metal.
Cedida/Blog Pôla PintoAuri do Som está no alto da torre de operadora de celular e ameaça suicídioAuri do Som está no alto da torre de operadora de celular e ameaça suicídio

A prefeita da cidade, Shirley Targino, está nas proximidades da torre de celular junto a centenas de moradores da cidade, que acompanham o drama e a ação dos bombeiros.
Cedida/Blog Pôla PintoPopulação de Messias Targino está ao redor da torre esperando o desfecho do casoPopulação de Messias Targino está ao redor da torre esperando o desfecho do caso

Segundo informações da região, o clima segue tenso e Auri continua ameaçando saltar da torre caso os bombeiros cheguem mais perto. Ainda não há informações sobre os motivos que levaram o homem a ameaçar o suicídio.

Mais informações em instantes.
 
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/homem-ameaca-se-jogar-de-torre-em-messias-targino/168789
 

Criminosos roubavam os veículos na Grande Natal e os revendiam na Paraíba.

PM prende em Parnamirim trio especializado em roubar motocicletas


Por Thyago Macedo


Os policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar conseguiram desarticular parte de uma quadrilha especializada em roubar motocicletas. Três pessoas foram detidas em Parnamirim, na manhã desta quarta-feira (29). Só nos últimos dias, eles teriam roubado oito motos.

O tenente Moisés contou ao portal Nominuto.com que os policiais realizavam abordagens a procura de suspeitos de assaltos, quando encontraram um adolescente de 15 anos. Ele foi reconhecido como sendo membro da quadrilha.

Depois disso, a Polícia Militar conseguiu localizar mais um integrante do bando, o jovem Bruno Jonatas, de 18 anos. Esse, por sua vez, indicou onde ficava a casa do terceiro acusado, identificado como Juclécio Belarmino Silva, de 22 anos.

Os policiais do 3º Batalhão foram até o local e conseguiram prendê-lo. Com isso, Juclécio confessou que roubava motos. Ele disse também que repassava os veículos para um tio, que levava as motocicletas para comercializar na Paraíba.

Os três acusados foram conduzidos à Delegacia de Parnamirim, onde vão ser autuados. Diante das informações, a Polícia Civil deve iniciar as investigações para localizar o quarto homem e os possíveis receptadores das motos roubadas.

Já na manhã de hoje, pelo menos cinco pessoas estiveram na unidade policial e reconheceram os jovens presos. Na casa de Juclécio, a polícia também apreendeu uma pistola calibre 765, munições e vários capacetes.
http://www.nominuto.com/noticias/policia/pm-prende-em-parnamirim-trio-especializado-em-roubar-motocicletas/66244/




PM prende trio acusado de assaltos em Parnamirim


Policiais militares da 1ª Companhia do 3º Batalhão da PM, prenderam no início da manhã de hoje (29) dois homens e apreenderam um adolescente de 14 anos acusados de praticarem diversos assaltos em Parnamirim, na Grande Natal.

Com o trio, os PMs encontraram ainda uma pistola 765, com 12 munições, além de uma cápsula de fuzil 762, e quatro de revólver calibre 38. "Foram encontrados também  R$ 325 em dinheiro e mais algumas moedas, isso sem contar as pedras de crack, que dão em torno de 300 gramas da droga", afirmou o soldado Jasiel Macena, que fez o flagrante ao lado de Ivan Márcio e Kartinele Xavier, também soldados.

Segundo o PM Jasiel, a prisão foi feita por volta das 6h. Os policiais  faziam patrulhamento de rotina no bairro de Bela Parnamirim quando foram informados por um morador o endereço de uma pessoa que estava praticando assaltos a motos na região.

A casa apontada pelo morador era do adolescente de 14 anos. Lá, os PMs conseguiram o endereço dos outros dois suspeitos de praticar assaltos: Bruno Jonas da Silva Costa, 22 anos, e Gilclecio Belarmino Silva, 18. Na casa de Gilclecio foi encontrada a droga, a arma e uma moto CG-125 verde que seria utilizada pelo trio na prática dos assaltos.

O trio foi encaminhado para a 1ª Delegacia de Polícia, em Parnamirim onde, em poucas horas, oito pessoas apareceram para fazer o reconhecimento e reclamar terem sido vítimas dos assaltantes. Segundo os PMs, o alvo principal do trio eram motos e ele sempre agia em Parnamirim.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pm-prende-trio-acusado-de-assaltos-em-parnamirim/168783 

Petrobras lança pedra fundamental para construção de refinaria no Ceará


Refinaria Premium 2 deverá produzir diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível de navio).

Agência Brasil


Foto: Reprodução
A Petrobras lança na manhã de hoje (29) a pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium 2, que integra os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Ceará.

A solenidade contará com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador do Ceará, Cid Gomes, e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo.

Segundo nota divulgada pela Petrobras, a Universidade Federal do Ceará foi contratada para realizar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, já em andamento.

A Refinaria Premium 2 deverá produzir diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível de navio). A refinaria deverá operar a partir de 2017, com produção de 300 mil barris/dia.

Para a implantação do projeto, há previsão da geração de 90 mil postos de trabalho. O empreendimento deverá ser instalado no Complexo Industrial do Porto de Pecém, no município de Caucaia.

A Petrobras já assinou com a empresa americana UOP, fornecedora de tecnologia na área de refino de petróleo, contrato para elaboração dos projetos básicos e de pré-detalhamento das refinarias Premium 1 - a ser construída no Maranhão - e da Premium 2.

As duas unidades produzirão derivados para os mercados nacional e internacional. Na nota a empresa informa, ainda, que estão em estudo processos de refino iguais, “proporcionando uma redução de custos de projeto e de instalação, além de diminuir os prazos de execução dos projetos”.


http://www.nominuto.com/noticias/policia/petrobras-lanca-pedra-fundamental-para-construcao-de-refinaria-no-ceara/66241/

Mulher afirma que foi http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/59527/estuprada e obrigada a engolir uma cobra


Garota de programa esteve no Itep, nesta terça-feira, para realizar exames de corpo delito. Ela diz que animal ainda está no estômago.

Por Thyago Macedo


http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQz-kxWXHsGwY2-tyI1YzyNGhMxrsv9XWkQX5jI6NTENqfBO49-

Uma mulher, que terá identidade preservada, procurou o Instituto Técnico-Científico de Polícia na tarde desta terça-feira (28) para realizar um exame de corpo delito. Ela afirmou que é garota de programa, mas foi estuprada e obrigada a engolir uma cobra de duas cabeças.

O fato teria acontecido no dia 2 de dezembro, mas somente ontem ela foi orientada a procurar o Itep. A mulher conta que mora em uma casa noturna, na cidade de Parnamirim, onde teria sido abusada.

Ela foi até o Instituto Científico para realizar exame de corpo delito, exame de sangue e chegou até a solicitar uma ultra sonografia para comprovar que tem uma cobra de duas cabeças dentro do estômago.

De acordo com a vítima, na noite do dia 2, ela havia acabado de fazer um programa com quatro homens e ganhou a quantia de R$ 400. Depois disso, foi dormir. No entanto, uma suposta inimiga chegou ao local acompanhada de um namorado.

Os dois teriam agredido a mulher e o homem a estuprou. Em seguida, ele tirou uma cobra de duas cabeças de dentro de um saco e obrigou que ela engolisse.

Questionada porque não havia procurado o Itep antes, a vítima contou que só agora foi orientada para isso. O caso deverá ser investigado pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, que vai aguardar o resultado dos exames.

De acordo com o site Wikipédia, cobra de duas cabeças é cientificamente chamada de anfisbena ou anfisbênia. O animal tem uma cauda arredondada, mais ou menos no mesmo formato da cabeça.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/mulher-afirma-que-foi-estuprada-e-obrigada-a-engolir-uma-cobra/66240/



Prostituta acusa clientes de estupro e de obrigarem a engolir cobra

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do repórter Paulo de Sousa

Uma prostituta de 26 anos acusa três homens de terem a estuprado e a obrigado a engolir uma cobra. O fato teria ocorrido no último dia 2 de novembro, em Parnamirim, mas só agora a vítima procurou a polícia.

A garota de programa chegou à delegacia local na tarde desta terça-feira (28), e relatou a história aos policiais. Segundo a mulher, após ser contratada por três homens para um programa, teria sido vítima de abuso sexual e ainda obrigada a engolir uma cobra de duas cabeças.

Ela diz que os homens injetaram um líquido em seu organismo, que a fez perder os sentidos. Desmaiada, ela teria sido abusada pelos acusados. Após acordar, a vítima conta que um dos homens colocou uma arma em sua cabeça, e a fez engolir o réptil. Depois disso, os três teriam roubado o dinheiro pago antecipadamente pelo serviço, R$400,00, e fugido.

A mulher diz que só procurou a polícia porque foi orientada por amigos, após sentir um mal estar no estômago. A policial civil Sivanda acredita que a prostituta esteja criando essa história. Para ela, a mulher estaria grávida e esta seria uma forma de tentar conseguir um aborto legal.

A vítima foi encaminhada ao Itep, onde foi submetida ao exame de Corpo de Delito para constatar o que realmente aconteceu.

 http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/59527/
 

Policiais prendem quadrilha em Canguaretama


Quatro pessoas foram presas e foi apreendido pela polícia armas e drogas em uma granja no bairro de Areia Branca.

Por Geraldo Miranda


Ação conjunta da Polícia Civil e Militar resultou na prisão de uma quadrilha de traficantes no município de Canguaretama a 67 km de Natal. Foram presas quatro pessoa acusadas de tráfico de drogas.

Os acusados são Valmir Barbosa da Silva, Cinthia Alves da Silva, Gerson Adelino Soares e José Carlos Vicente de Abreu. Os policiais chegaram até a granja onde o bando comercializava as drogas, no bairro de Areia Branca, por meio de denúncias anônimas.

Ao realizar a abordagem o Valmir Barbosa que é o líder da quadrilha abriu fogo contra os policiais, porém ao tentar fugir durante a troca de tiros o acusado levou um tiro no braço. Com o bando foi apreendido um revólver calibre 38, uma espingarda, uma arma de fabricação caseira, 11 celulares, 30 trouxinhas de maconha e algumas pedras de crack.

De acordo com informações repassadas pelo chefe de investigação da delegacia de Canguaretama, Valdenir de Almeida, o líder do bando que é Valmir Barbosa já respondia por outros cinco crimes, dentre eles assaltos e um homicídio.

O bando foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Canguaretama e o líder do bando foi encaminhado para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel em Natal para tratar do braço baleado. O bando irá responder pelos crimes de trafico de drogas, associação para o tráfico, e por formação de quadrilha.

Além desses crimes Valmir Barbosa da Silva responderá também por resistência a prisão e por porte ilegal de arma. 

http://www.nominuto.com/noticias/policia/policiais-prendem-quadrilha-em-canguaretama/66221/

Diminui o índice de criminalidade em Natal e Região Metropolitana

A informação é baseada nos dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.

Por Redação, com informações da Agência RN


Foto: Divulgação
O índice de criminalidade em Natal e municípios da Região Metropolitana foi reduzido nos últimos sete meses. É o que mostram os dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), no comparativo entre os meses de abril a novembro de 2010 com o mesmo período de 2009.


O número de homicídios, em Natal, durante o ano de 2010, foi menor no comparativo com 2009. Segundo os dados disponibilizados pelo Instituo Técnico-Científico de Polícia (Itep), ocorreram 585 casos de homicídios, entre janeiro e 22 de dezembro deste ano, 22% a menos do que os 752 casos registrados em 2009.

A redução de homicídios por armas de fogo foi a mais acentuada. Em 2009, foram registrados 622 casos de homicídios por armas de fogo na capital potiguar. Entre janeiro e 22 de dezembro deste ano, as ocorrências de homicídios por arma de fogo caíram para 467 casos.

O número de ocorrências de furtos e roubos de veículos também caiu - 12,7% no período de abril a novembro de 2010. Foram feitas 1.157 ocorrências de furtos e roubos de veículos, neste ano, contra 1.325 realizadas no mesmo período de 2009. "A redução dos índices de criminalidade, que se estendem por todo o Estado, mostram o acerto das medidas que tomamos para reforçar a Segurança Pública do Rio Grande do Norte", ressaltou o governador Iberê Ferreira de Souza.

Decresceu também o número de ocorrências de roubos a estabelecimentos comerciais. Entre abril e novembro de 2010, as ocorrências de roubos a estabelecimentos foram reduzidas em 24,1%. Nesse período, foram feita 756 ocorrências contra 996 executadas entre abril e novembro de 2009.

Queda dos índices de criminalidade por um lado e, por outro, a maior presença da Polícia Militar nas ruas possibilitou aumentar a apreensão de drogas e de armas. Entre abril e novembro de 2010, foram feitas 304 apreensões de drogas, o que representa um aumento de 151,2% com relação a igual período de 2009, quando foram verificadas 121 ocorrências.

Também aumentou o número de apreensões de armas. Entre abril e novembro de 2010, foram feitas 363 apreensões de armas, o que corresponde a um aumento de 11,3%, com relação ao mesmo período de 2009, quando foram realizadas 326 ocorrências.

Ocorrências por roubo a pessoa

As ocorrências por roubo a pessoa, atendidas pelo Ciosp, também tiveram redução em todos os meses entre abril e novembro de 2010, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em abril de 2010, foram registradas 462 ocorrências por roubo a pessoa, contra 568 em 2009; em maio de 2010, foram feitas 488 ocorrências, contra 659 em 2009; em junho de 2010, foram 453 ocorrências, contra 671 em 2009; em julho de 2010, foram feitas 510 ocorrências, contra 600 em 2009; em agosto de 2010, foram 534 ocorrências de roubo a pessoa, contra 646 em 2009; em setembro, foram 477 ocorrências, contra 610 em 2009; em outubro de 2010, foram feitas 459 ocorrências, contra 473 em 2009; em novembro de 2010 foram 446 ocorrências, contra 499 em 2009.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/diminui-o-indice-de-criminalidade-em-natal-e-regiao-metropolitana/66208/

Retrospectiva: Batom na Tropa de Elite


Tropa de elite feminina
Mulheres mostram força no combate ao crime, um mundo ainda dominado quase totalmente pelos homens

Maiara Felipe // maiarafelipe.rn@dabr.com.brespecial para o Diário de Natal



Claúdia, Edmeiry, Denise, Vânia e mais 213 mulheres compõem a tropa de elite da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Norte. Um grupo que não é exatamente elitista por combater os crimes mais perigosos, mas pode receber essa denominação porque representa uma minoria social, como diz o sentido literal da palavra elite. Atualmente a PM tem 10.487 homens e 213 mulheres, o que representa 2% da corporação. O Corpo de Bombeiros é formado por 663 homens e 4 mulheres, exatamente 0,5%. Os percentuais são menores que os dos estados vizinhos. O efetivo feminino da PM paraibana representa 6% do total da corporação, enquanto que no Ceará, 4%. Enquanto que no RN elas não atingem nem 1%, no estado de Pernambuco o efetivo feminino representa 5,6%.



A soldado Cláudia de Souza encarou treinamento com policiais do Bope carioca Foto: Fábio Cortez/DN/D.A.Press

Os comandantes das duas corporações afirmam que não há nenhum regimento interno que limite o ingresso de integrantes do sexo feminino nas tropas ou mesmo que obrigue os concursos a seremexclusivamente masculinos. Eles até prometem abrir vagas em seus quadros para as meninas. Enquanto socialmente ainda se discute o motivo de não termos mais mulheres nas ruas, a psicologia já aponta as várias vantagens mentais e até físicas de trabalhar com o sexo "frágil".

Aos 40 anos - com carinha de 30 - e avó de um menino de 1 ano, que ganhou de presente de um dos seu três filhos, a soldado Claúdia Maria Moreira Cunha de Souza, não pensa em largar a Polícia Militar tão cedo. Ela é uma das três mulheres do Batalhão da Polícia de Choque do estado, que é composto por mais 227 homens. Porém é a única que vai junto com mais três colegas trabalhar nas ruas de Natal, carregando diariamente pelo menos uma metralhadora. As duas colegas de unidade trabalham no administrativo. "Gosto é da rua. Venho trabalhar com alegria e vontade", disse Claúdia sobre seu trabalho.

Cheia de vaidade, vai para o trabalho com cabelos sempre muito bem arrumados, unha pintada, batom na cor da moda e brincos. Nem parece ser a mesma soldado que já cortou o cabelo igual ao de um homem para ser aceita no Batalhão de Operações Especiais (Bope). É que antes o batalhão operava junto com o BPChoque e tinha essa exigência. "Fiz um curso em 2004 que precisou de novo. Cortei outra vez", reafirmou. A patrulheira minimiza ter perdido os cabelos, pior foi fraturar os três dedos do pé, engessar no dia e tirar no outro sob ameaça de perder o curso.

Cláudia relata que aqui no estado nunca sofreu preconceitos por ser mulher, embora, quando integrou a Força Nacional - apenas os melhores policiais de todo Brasil fazem esse curso - e precisou treinar com o Bope do Rio de Janeiro, tenha percebido que não era bem aceita. "Só aguentaram a gente lá, porque a Força é uma instituição Federal", lembrou. Nas ruas parece que a situação é diferente. "Da forma como nós abordamos não dá muito tempo para alguém ter preconceito comigo", frisou. Na visão da soldado, o olho das ruas enxerga com admiração e aprova a coragem diária de enfrentar as situações mais adversas.

Quais são os treinamentos de tropas de elite mais difíceis do mundo?


por Elisa Menezes
Existem pelo menos sete cursos de formação de policiais que são reconhecidos internacionalmente pelo grande grau de dificuldade. Dois deles são brasileiros. Um é o curso do Bope, da PM do Rio de Janeiro, que ganhou fama com o filme Tropa de Elite, que mostra o cotidiano de seus integrantes. Outro treinamento brasileiro casca-grossa é o do Gate, da PM de São Paulo. A Swat americana, o GIGN e o Le Raid da França, a Omon da Rússia e a GSG9 da Alemanha completam o grupo das unidades policiais com cursos top de linha. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, co-roteirista de Tropa de Elite, em todas essas unidades os alunos são levados ao limite durante o período de formação. Confira nos quadros detalhes sobre o treinamento das sete tropas.
 
BOPE (BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS)
De onde é - Tropa da Polícia Militar do Rio de Janeiro
Função - Criado em 1970, é especializado no combate ao crime em favelas
Duração do treinamento - 3 meses e meio
Como é - O primeiro mês é o "inferno", de acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel: "O aluno dorme em média três horas por noite. Toda comida é negociada por alguma atividade. É mais duro do que aparece no filme". Já houve turmas em que só quatro policiais foram aprovados entre cerca de 50 inscritos...
Piores momentos - Uma marcha de 120 quilômetros a cavalo... sem sela! Há ainda um teste de defesa pessoal em que o aluno luta contra até oito oficiais ao mesmo tempo. Já rolaram vários casos de fraturas graves. "Na minha turma, um aluno teve lesão no baço após o teste de defesa pessoal", diz Pimentel. Em 2003 um candidato morreu de frio no treinamento.

GATE (GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS)
De onde é - Tropa da Polícia Militar de São Paulo
Função - Existe desde 1989. Atua no resgate de reféns e em rebeliões em presídios
Duração do treinamento - 6 semanas
Como é - Inclui invasão tática, aulas de tiro de precisão e técnicas de negociação com criminosos. "É um treinamento muito puxado fisicamente, mas sem humilhação e mais técnico que o do Bope", diz Rodrigo Pimentel, que fez os cursos dessas duas unidades brasileiras.
Piores momentos - Uma cena famosa do filme Tropa de Elite aconteceu de verdade com Pimentel durante o treinamento no Gate. Seu instrutor no curso destravou uma granada e o mandou segurá-la para se manter acordado. Se ele largasse, a granada explodia! Sofrer torções e escoriações durante os exercícios também é muito comum.

GIGN (GRUPO DE INTERVENÇÃO DA GUARDA NACIONAL)
De onde é - França
Função - O GIGN surgiu em 1974 - dois anos depois do atentado na Olimpíada de Munique - para atuar no resgate de reféns e em casos de seqüestro de aviões
Duração do treinamento - 6 a 8 semanas
Como é - Inclui aulas de artes marciais (como krav-magga) e manuseio de explosivos. É apontado como um dos melhores treinamentos de armas de fogo no mundo, visando paralisar, e não matar, o oponente. Cerca de 10% dos voluntários são aprovados. Mantém programas de intercâmbio com tropas de outros países.
Piores momentos - O mais duro é passar no teste final, que avalia a capacidade do atirador. Além de ser o exercício mais difícil, tem o maior peso na pontuação geral. Desde a fundação do GIGN, sete agentes já morreram nos treinamentos!

GSG9 (GRUPO 9)
De onde é - Alemanha
Função - Criado um ano após o atentado na Olimpíada de Munique de 1972, o GSG9 foi uma das primeiras unidades a surgir para combater terrorismo. Atua também em caça a fugitivos e resgate de reféns
Duração do treinamento - 22 semanas
Como é - O curso inclui operações com aviões e esqui, uso das armas preferidas por terroristas e treinamentos em cooperação com outras unidades de combate ao terrorismo no mundo. De cada cinco candidatos, um é aprovado. Essa unidade ganhou todas as competições do Swat World Challenge, em 2005, uma espécie de olimpíada das tropas de elite.
Piores momentos - A identidade dos agentes da GSG9 é considerada top secret e, por isso, ela é a força que divulga menos detalhes sobre seu treinamento. Mas passar nas provas de tiro não deve ser moleza: os policiais são treinados para sacar e disparar uma arma em no máximo um segundo!

SWAT (ARMAS E TÁTICAS ESPECIAIS)
De onde é - Estados Unidos. Existem diversas equipes da Swat. A mais antiga é a de Los Angeles, criada nos anos 60
Função - Os policiais da Swat são especialistas em entrar em edifícios e fazer o reconhecimento da área. Atuam ainda na prisão de fugitivos
Duração do treinamento - O curso da Swat de Los Angeles dura 30 dias
Como é - O treinamento é semelhante ao de forças militares. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, ele tem menos matérias que o de outras tropas. Isso porque as especializações são feitas posteriormente em temas como armamentos e explosivos.
Piores momentos - Existem muitas atividades físicas puxadas, mas o mais arriscado mesmo são os treinamentos de tiro, que envolvem simulações e muita ação. Já houve pelo menos um caso de morte por tiros acidentais no curso básico e muitos outros em treinamentos para agentes já formados.

LE RAID (PESQUISA, ASSISTÊNCIA, INTERVENÇÃO E DISSUASÃO)
De onde é - França
Função - Unidade de combate ao terrorismo da polícia nacional francesa, criada em 1985, que conta com cerca de 60 membros
Duração do treinamento - 9 meses
Como é - Não é preciso ser um policial para tentar ser aprovado no treinamento do grupo, que inclui aulas de luta (com ênfase no boxe), tiro, pára-quedismo e ações com cães supertreinados - uma das especialidades do Le Raid. Há ainda provas que testam o candidato em situações extremas, como a resistência à claustrofobia. Algumas equipes da unidade também desenvolvem habilidades psicológicas para a negociação com criminosos.
Piores momentos Num dos testes, os aspirantes atravessam um túnel, completamente escuro, enquanto instrutores atiram a menos de 10 centímetros de suas cabeças. Cães são soltos para desorientar os alunos, que são equipados com colete e capacete.

OMON (GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA POLÍCIA)
De onde é - Rússia
Função - Surgiu em 1979 para cuidar da segurança da Olimpíada de Moscou de 1980. É especialista na solução de seqüestros
Duração do treinamento - 4 meses
Como é - Os candidatos são incentivados a seguir ordens cegamente. Os exercícios enfatizam o combate corpo a corpo e ensinam como lidar com crises em áreas urbanas. Mas há também um lado não tão "elite" da tropa: os agentes do Omon também são treinados para reprimir manifestações
Piores momentos - No teste final, o aluno tem de partir para a agressão contra cinco membros treinados da Omon. Se conseguir ficar de pé por três minutos em cada uma das brigas, é aprovado! A Omon perde oficiais com freqüência por participar de situações de alto risco. Em 2000, 20 policiais foram executados por membros do movimento separatista do território da Chechênia.

http://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/pergunta_287833.shtml

Bolsas do Pronasci são questão 'acessória', diz Tarso Genro


Segundo ministro da Justiça, retirada das bolsas do texto não põe programa em risco.
Disse, porém, que vai buscar retorno das bolsas quando projeto chegar ao Senado.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
As bolsas em dinheiro para ex-reservistas do serviço militar obrigatório e para jovens infratores, além de mulheres líderes comunitárias, são uma "questão acessória", disse, nesta terça-feira (9), o ministro da Justiça, Tarso Genro.

As bolsas foram retiradas do projeto original do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) como forma de tentar limpar a pauta e abrir caminho para os debates da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF) na Câmara dos Deputados, "Não põe o Pronasci em risco", acrescentou ele.

"A questão das bolsas é acessória em um programa que tem 93 ou 94 medidas. As bolsas são três ou quatro medidas. Eu concordei com o movimento que foi feito [de retirar as bolsas do projeto] porque, se não tivermos CPMF, não temos programa social de alcance e recursos para os investimentos pesados. O fundamental para nós é a aprovação da estrutura do Pronasci e dos conceitos", disse o ministro.

"Depois, nós vamos verificar a maneira adequada de repor e fazer uma discussão sobre as bolsas com o Senado Federal", afirmou Genro a jornalistas, antes da cerimônia de transmissão de cargo do novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda. A idéia é enviar um projeto de lei para que as bolsas tenham validade.

  'Equívoco'
A retirada das bolsas do projeto do Pronasci, e a aprovação da Medida Provisória 384, que institui o programa, aconteceram nessa segunda-feira (8). As bolsas foram criticadas por deputados de oposição, argumentando que elas representariam um estímulo ao crime.

Já nesta terça-feira, o plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação dos destaques ao texto da MP, sendo que o último deles, do PSDB, foi rejeitado. O partido propunha a exclusão de parte do texto para limitar o poder de mudança do Executivo no Programa Pronasci. 

Apesar de ter concordado com a retirada das bolsas, Genro afirmou que isto foi um "equívoco". "Quando se muda o paradigma de segurança pública no país, temos que ter questões preventivas. A oposição tem direito de pensar assim. Aliás, é uma visão de quem defende que as questões de segurança são exclusivamente de natureza policial. São de natureza policial, mas também são relacionadas com politicas preventivas", disse o ministro da Justiça.

Na avaliação de Tarso Genro, no entanto de 70% a 80% das ações do Pronasci dependem de decisões administrativas do próprio governo, como, por exemplo, a construção dos presídios temáticos, a qualificação técnica das polícias e a rede nacional de formação de policiais. "São questões já resolvidas e que estão em andamento. Temos que tomar como uma sinalização que temos que explicar melhor para uma parte da oposição, e parte da base, o significado desses projetos [bolsas]", concluiu.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL147295-9356,00-BOLSAS+DO+PRONASCI+SAO+QUESTAO+ACESSORIA+DIZ+TARSO+GENRO.html

PISO DE POLICIAIS E BOMBEIROS DEVE SER PRIORIDADE DA CÂMARA EM 2011

PISO DE POLICIAIS E BOMBEIROS DEVE SER PRIORIDADE DA CÂMARA EM 2011


Faria de Sá: salário inicial de policial militar do Rio é de R$ 30 por dia, menos do que é pago para uma diarista. 

A votação da proposta que estabelece um piso nacional para os policiais militares, civis e bombeiros militares (PECs 446/09 e 300/08) é uma das prioridades da
Câmara no início da próxima legislatura Espaço de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder. No Brasil, a duração da legislatura é de quatro anos. . A previsão é do presidente da Câmara, Marco Maia, que também é candidato à Presidência da Casa a partir de 2011.
A medida chegou a ser aprovada em primeiro turno na Câmara em março de 2010, mas ainda é necessária a aprovação em segundo turno, por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). O que dificulta essa segunda etapa de votação é que o custo do piso unificado chega a R$ 43 bilhões. E, desse valor, R$ 20 bilhões teriam que ser arcados pelos governos estaduais, que garantem não ter como assumir esse compromisso.
Segundo o autor da PEC 300, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), havia um acordo para votação do texto em segundo turno antes do fim do ano, mas esse acordo foi descumprido. "Nós insistiremos agora na votação em 2011 e no compromisso do então presidente Marco Maia de que será
formada uma comissão para discutir com os governadores a forma de
implementação e implantação do piso”, disse Faria de Sá. O parlamentar
ressaltou que o salário inicial de um policial militar no Rio de Janeiro
é R$ 900, o que representa R$ 30 por dia. “É menos do que uma diarista.
Isso é uma heresia, pelo trabalho que ele faz”, complementou.
Na avaliação do deputado Maurício Trindade (PR-BA), faltou negociação para a aprovação da medida. “O problema é que querem um supersalário para todo o Brasil, e os governadores fazem suas contas, veem que não é possível e barram o projeto inteiro. No fim, você deixa de pagar osalário dos estados que poderiam pagar.”

                                                             Paulo Pereira não vê polêmica na
                                                    proposta, após acordo para que piso não
                                                                     seja mais de R$ 3.500.  

Já o líder do PDT, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), não vê polêmica na proposta após o acordo com a polícia do País inteiro para que o piso não seja mais de R$ 3.500, valor que dificultava a negociação. “Ficou acertado entre as lideranças da Câmara e as lideranças do movimento da polícia que, seis meses após a aprovação da proposta, o governo deve encaminhar ao Congresso um projeto de lei para regulamentar o piso. Portanto, é uma coisa que ainda vai demorar para
acontecer", ressaltou.
Estados são contrários Tanto os governadores aliados à presidente Dilma Rousseff quanto os de oposição são contrários à proposta. Segundo o governador reeleito da Bahia Jaques Wagner, a PEC é uma intromissão no orçamento dos estados e fere o princípio federativo, uma cláusula pétrea da Constituição. "Além de impor uma despesa, acaba sendo uma violência à liberdade de cada ente da Federação de fazer sua gestão de pessoal", garante.
A proposta acrescenta dois parágrafos ao artigo 144 da Constituição. Um deles estabelece a existência de um piso nacional para policiais e bombeiros militares. O outro prevê uma lei que regulará o valor do piso e de um fundo contábil para financiar o pagamento do salário. O texto principal foi votado em março, mas faltam quatro destaquesMecanismo pelo qual os deputados podem retirar (destacar) parte da proposição a ser votada, ou uma emenda apresentada ao texto, para ir a voto depois da aprovação do texto principal. que modificam bastante a
proposta aprovada, inclusive as questões fundamentais do acordo: dois destaques retiram do texto o valor do piso, estabelecido na proposta em R$ 3,5 mil para os ocupantes de cargos básicos e em R$ 7 mil para os cargos de direção; e outros dois derrubam o fundo e a participação da União nos pagamentos.

Fonte: G1




COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/