quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bolsas do Pronasci são questão 'acessória', diz Tarso Genro


Segundo ministro da Justiça, retirada das bolsas do texto não põe programa em risco.
Disse, porém, que vai buscar retorno das bolsas quando projeto chegar ao Senado.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
As bolsas em dinheiro para ex-reservistas do serviço militar obrigatório e para jovens infratores, além de mulheres líderes comunitárias, são uma "questão acessória", disse, nesta terça-feira (9), o ministro da Justiça, Tarso Genro.

As bolsas foram retiradas do projeto original do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) como forma de tentar limpar a pauta e abrir caminho para os debates da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF) na Câmara dos Deputados, "Não põe o Pronasci em risco", acrescentou ele.

"A questão das bolsas é acessória em um programa que tem 93 ou 94 medidas. As bolsas são três ou quatro medidas. Eu concordei com o movimento que foi feito [de retirar as bolsas do projeto] porque, se não tivermos CPMF, não temos programa social de alcance e recursos para os investimentos pesados. O fundamental para nós é a aprovação da estrutura do Pronasci e dos conceitos", disse o ministro.

"Depois, nós vamos verificar a maneira adequada de repor e fazer uma discussão sobre as bolsas com o Senado Federal", afirmou Genro a jornalistas, antes da cerimônia de transmissão de cargo do novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda. A idéia é enviar um projeto de lei para que as bolsas tenham validade.

  'Equívoco'
A retirada das bolsas do projeto do Pronasci, e a aprovação da Medida Provisória 384, que institui o programa, aconteceram nessa segunda-feira (8). As bolsas foram criticadas por deputados de oposição, argumentando que elas representariam um estímulo ao crime.

Já nesta terça-feira, o plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação dos destaques ao texto da MP, sendo que o último deles, do PSDB, foi rejeitado. O partido propunha a exclusão de parte do texto para limitar o poder de mudança do Executivo no Programa Pronasci. 

Apesar de ter concordado com a retirada das bolsas, Genro afirmou que isto foi um "equívoco". "Quando se muda o paradigma de segurança pública no país, temos que ter questões preventivas. A oposição tem direito de pensar assim. Aliás, é uma visão de quem defende que as questões de segurança são exclusivamente de natureza policial. São de natureza policial, mas também são relacionadas com politicas preventivas", disse o ministro da Justiça.

Na avaliação de Tarso Genro, no entanto de 70% a 80% das ações do Pronasci dependem de decisões administrativas do próprio governo, como, por exemplo, a construção dos presídios temáticos, a qualificação técnica das polícias e a rede nacional de formação de policiais. "São questões já resolvidas e que estão em andamento. Temos que tomar como uma sinalização que temos que explicar melhor para uma parte da oposição, e parte da base, o significado desses projetos [bolsas]", concluiu.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL147295-9356,00-BOLSAS+DO+PRONASCI+SAO+QUESTAO+ACESSORIA+DIZ+TARSO+GENRO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/