sábado, 24 de abril de 2010

Três praias da Grande Natal estão impróprias para banho

Relatório de balneabilidade aponta que trechos de Pitangui e Ponta Negra, além do Balneário do Rio Pium, têm altos índices de coliformes fecais.

Por Débora Ramos

Foto: Vlademir Alexandre
Trecho próximo ao morro do careca apresentara altos índices de coliformes fecais.
O relatório mais recente sobre a balneabilidade das praias potiguares, divulgado ontem (23), aponta que três trechos de praias na Região Metropolitana de Natal estão impróprias para banho, por apresentar elevados níveis de substâncias poluentes.

As praias de Pitangui (Extremoz) e Praia de Ponta Negra (próximo ao morro do careca), além do Balneário do Rio Pium (Parnamirim), apresentaram altos índices de coliformes fecais, superando os níveis recomendado por uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

De acordo com o estudo, as amostras advindas da praia turística de Ponta Negra, cartão postal de Natal, apresentaram alta quantidade de coliformes fecais, com média de 3.500 Coliformes fecais por 100 ml de água. As amostras foram coletadas na última quinta-feira (22).

As praias consideradas impróprias para banho recebem uma demarcação específica, para alertar os banhistas do perigo de manter contato com a água. Nestes locais, a equipe do Idema afixa uma placa vermelha.

O relatório de balneabilidade das praias é coordenado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

O estudo é desenvolvido por alunos, bolsistas e coordenadores do programa Água Azul, uma parceria entre os dois órgãos, que conta com apoio de instituições como Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado (Serhid), do Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
 
 http://www.nominuto.com/noticias/cidades/tres-praias-da-grande-natal-estao-improprias-para-banho/51546/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/