quarta-feira, 23 de junho de 2010

Natal adota arquibancada flexível na Arena das Dunas

Tribuna do Norte
DivulgaçãoArena das Dunas terá arquibancadas flexíveisArena das Dunas terá arquibancadas flexíveis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para reduzir custos de manutenção após a Copa de 2014, o Estádio das Dunas, em Natal, terá um sistema de arquibancadas flexíveis que permitirão remover 10 mil dos 45 mil assentos do estádio.

Segundo o arquiteto Danilo Carvalho, sócio-diretor do Grupo Stadia e co-autor do estádio, as arquibancadas superiores das fachadas norte e sul terão estrutura de perfis metálicos, aparafusados a uma base de concreto, que poderão ser desmontadas.

O projeto básico da Arena das Dunas será divulgado na próxima sexta (25) pelo governo do Rio Grande do Norte. O estádio será viabilizado por meio de parceria público-privada (PPP). A opção de reduzir o número de assentos no pós-Copa caberá ao operador que vencer a licitação. “Essas arquibancadas podem ser reutilizadas em outro equipamento esportivo,” diz Carvalho.

Dos 12 estádios da Copa, apenas a Arena das Dunas e o Verdão (Cuiabá) terão estruturas flexíveis. No estádio cuiabano, a cobertura também será desmontável, opção descartada em Natal. “Não retiramos [a cobertura] para manter o design, a leitura arquitetônica do estádio. Se tirássemos, perderíamos o partido arquitetônico”, afirma Carvalho.

O projeto da estrutura flexível do estádio das Dunas é da empresa americana Buro Happold, que trabalha em parceria com o escritório Populous, também co-autor da Arena das Dunas ao lado do CDC Arquitetos.

Segundo Carvalho, a adoção de arquibancadas desmontáveis começou na Copa da Alemanha, em 2006, mas ganhou força com o Mundial sul-africano, do qual três arenas possuem o sistema. No Estádio Olímpico de Londres, dos Jogos de 2012, 55 mil dos 80 mil assentos poderão ser retirados após o evento.

* Fonte: Portal Copa 2014.

http://www.tribunadonorte.com.br/copa2010/natal-adota-arquibancada-flexivel-na-arena-das-dunas/152147


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/