quarta-feira, 14 de julho de 2010

Economia do Brasil para de crescer em maio, após 16 meses de expansão


Entre maio deste ano e o mesmo mês de 2009, entretanto, houve expansão de 9,4%.

Por Redação, com informações da Agência Brasil.

A atividade econômica brasileira ficou estável em maio em relação a abril deste ano, depois de crescer por 16 meses consecutivos. Essa estabilidade foi verificada por meio do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quarta-feira (14).

Na comparação entre maio deste ano e o mesmo mês de 2009, entretanto, houve expansão de 9,4%. Nos cinco primeiros meses do ano, o crescimento foi de 10,3%, ante igual período de 2009. Esses dados são resultado da série com ajuste sazonal (acerto feito no cálculo em função de variações do período).

O IBC-Br é o índice que avalia a evolução da atividade econômica. Ele incorpora e sintetiza informações já conhecidas sobre atividades dos setores da economia, como indústria, agropecuária e serviços – dados usados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para calcular o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Esse índice contribui para a decisão do Banco Central (BC) sobre a taxa básica de juros, a Selic. Quando considera que a economia está muito aquecida, com trajetória de inflação em alta, a instituição eleva a Selic, como fez em abril (de 8,75% para 9,5% ao ano) e em junho (para 10,25% ao ano).

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que define a Selic, está marcada para os dias 20 e 21 deste mês. O mercado financeiro espera que a taxa aumente 0,75 ponto percentual nessa reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/