segunda-feira, 12 de julho de 2010

Secretário afirma que na segurança pública não tem “politicagem”

Cristovam Praxedes foi entrevistado no Jornal 96 e disse que fez exigência antes de assumir. Ele também faz análise dos três meses na segurança.

Por Thyago Macedo

Passados três meses a frente de uma das pastas mais problemáticas do Governo do Estado, o atual secretário de Segurança Pública e Defesa Social, desembargador Cristovam Praxedes, fez uma avaliação do trabalho desenvolvido pela polícia do Rio Grande do Norte e declarou que na sua secretaria não existe “politicagem”.

Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, na manhã desta segunda-feira (12), Cristovam Praxedes, falou da importância em se manter a independência para concretizar ações de sucesso.

“Quando me aposentei e deixei o Tribunal me procuraram para falar da possibilidade de assumir a Segurança. Estive reunido com a então governadora Wilma de Faria e com vice e, hoje governador, Iberê Ferreira. Na ocasião, disse para os dois que iria aceitar, mas fiz uma exigência”.

O desembargador revelou ao jornalista Diógenes Dantas o pedido que fez antes de ser empossado secretário. “Só aceitarei assumir a Segurança Publica se não houver política dentro da secretaria. Falei que esse já é um cargo difícil e o fato de não ter politicagem faz com que o trabalho se torne mais útil”, destaca.

Cristovam Praxedes citou que a exigência foi acatada tanto por Wilma como por Iberê. “Até hoje, nesses três meses, graças a Deus o governador nunca me pediu nada relacionado à política”.

Ainda de acordo com o secretário, o trabalho que vem sendo desenvolvido na segurança pública é visando não só o presente, mas, principalmente o futuro. Ele frisou que os efeitos no combate a criminalidade não são imediato.

“Segurança melhorada não significa dizer que não se mate mais ninguém. A violência existe no mundo todo, principalmente, no tocante a droga. Entretanto, estamos fazendo um trabalho sério e precisamos contar com apoio da sociedade. Nossa missão é de se buscar elementos para que com o nosso trabalho façamos com que a confiança retorne a comunidade".

Praxedes citou como exemplo as várias operações realizadas nos últimos três meses, que retiraram de circulação criminosos acusados de homicídios, tráfico de drogas, roubo de cargas, furtos de combustíveis e assaltos.

“Essas ações vão continuar porque a polícia está trabalhando bem em conjunto. Existe uma força muito grande na Polícia Militar com o comando do coronel Araújo e na Polícia Civil com o delegado Elias Nobre, o delegado Ben-Hur”, disse.

O secretário de segurança pública comentou ainda a situação do policiamento no interior do Rio Grande do Norte. Ele lembrou que novos batalhões e companhias foram criados recentemente. Além disso, Cristovam Praxedes informou que a inteligência da polícia realiza um mapeamento em vários pontos. “Nós estamos fazendo esse levantamento em cidades que fazem fronteiras com os estados do Ceará e Paraíba para melhorar ainda mais a ação policial”.


Questionado pelo jornalista Diógenes Dantas sobre qual o maior problema da segurança pública, Cristovam Praxedes afirmou: “o grande desafio é exatamente a droga, causadora de talvez 90% de todos os delitos, de todos os males da segurança pública. Por isso, o nosso combate à droga tem sido maior do que nos outros setores”.

Durante o Jornal 96, o desembargador comentou que solicitou uma estatística das prisões e apreensões realizadas nos últimos três meses e prometeu revelar os dados ainda nesta semana.

Entrevista

Confira abaixo a entrevista completa concedida ao Jornal 96 desta segunda-feira (12). http://www.nominuto.com/noticias/policia/secretario-afirma-que-na-seguranca-publica-nao-tem-politicagem/56425/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/