O Ronda Escolar está em funcionamento há apenas dois meses. E os policiais já possuem dados dos últimos 45 dias. Os números são significativos. Os policiais estiveram presentes em 900 ocorrências. Foram apreendidos quase dois quilos de maconha, 100 pedras de crack e até cocaína. Os PMs tiraram de circulação seis traficantes, destes cinco eram mulheres e recuperaram das mãos dos “comerciantes das drogas” R$ 5 mil.Duas armas de fogo foram apreendidas e algumas armas brancas (nas imediações das escolas).
De acordo com o comandante da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred) major Arthur Emílio Monteiro de Araújo, esta é a primeira e única companhia do país que trabalha na repressão ao tráfico de drogas. Dos 160 policiais que trabalham na Cipred, 77 são do Ronda Escolar.
O Ronda atua em Natal Parnamirim, Santa Cruz e Currais Novos. Na cidade de Mossoró, a implantação deve ocorrer nos próximos dias.
O major contou que duas viaturas permanecem na zona Leste, uma na zona Sul, uma na zona Norte e uma na zona Oeste, mas o objetivo é aumentar o número de guarnições já que o trabalho está sendo bem aceito. “Estamos monitorando os traficantes para não perder o controle. As drogas são vendidas próximo das escolas. As armas que recuperamos estavam com traficantes”.
O comandante identificou alguns pontos críticos. “Temos a problemática de Ponta Negra e Felipe Camarão, além do Alecrim e avenida Rio Branco. Por isso queremos ampliar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário