quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A GUERRA DO RIO


Polêmica: jogo usa imagens de fuga de traficantes da Vila Cruzeiro



Um jogo na internet gera polêmica e reacende o debate sobre a violência em games. "Fuga da Vila Cruzeiro", criado pela Pindorama Games, utiliza as imagens da fuga de traficantes da Vila Cruzeiro em direção ao Complexo do Alemão, e propõe que o internauta atire nos criminosos.
Com o mouse e uma mira na tela, o jogador pode disparar contra os bandidos, que estão numa trilha no alto do morro. Ao mesmo tempo que faz sucesso na internet, o game também gera indignação.
- É um absurdo! O jogo incita a violência e banaliza um episódio que é marcante para o Rio. É como se naquele momento não existissem seres humanos ali. Queremos que a justiça seja feita, mas sem estimular a violência - afirma Tião Santos, coordenador do Viva Rio.
O diretor da Pindorama Games, Neca Boullosa, defende-se e diz que o objetivo é proporcionar um debate sobre o assunto, e não fomentar a violência.

- Não há pontuação no jogo, você contabiliza os mortos ou as fugas. Por isso, não tem game over, porque a situação não se resolve matando ou deixando fugir - explica. 

O diretor da empresa fez questão de dizer que aprovou a ação policial no episódio:

- Somos contra qualquer tipo de violência. Somos a favor da atitude da polícia de não atirar nos bandidos naquele momento.
Se estimula a violência ou não, o fato é que o jogo, lançado nesta segunda-feira, já tem mais de 50 mil acessos na rede. No Twitter, a polêmica repercutiu no exterior.  Uma mensagem do EXTRA no @CasodePolicia sobre o "Fuga da Vila Cruzeiro" foi retuitada pelo jornal americano USA Today.
Aplicativo para o Facebook
Além do game, a violência carioca também foi tema de um aplicativo criado para o Facebook. A agência de design e publicidade KAUS acaba de lançar "War in Rio! Aliste-se!". Mas, ao contrário de "Fuga da Vila Cruzeiro", o internauta não atira em bandidos. O usuário é convidado a lutar contra a violência no Rio ao fazer o upload de uma foto própria e ficar uniformizado com a farda do Bope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/