sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Polícia investiga “lista da morte”


Andrey Ricardo - Jornal de Fato

Duas pessoas de uma mesma família foram assassinadas na zona rural que compreende os limites de Mossoró e Upanema durante os últimos dias. A última morte ocorreu na terça-feira passada, mas o corpo da vítima só foi localizado no dia seguinte. A polícia trabalha com a hipótese das mortes estarem relacionadas à crimes rurais. Algumas propriedades têm sido roubadas nos últimos dias e a suspeita é que isso tenha ligação com os crimes. Na penúltima morte, bandidos avisaram que seriam cinco mortes.

divulgaçãoCorpo carbonizado é encontrado pela polícia na zona rural de Upanema. Equipe do Itep esteve no local para fazer a períciaCorpo carbonizado é encontrado pela polícia na zona rural de Upanema. Equipe do Itep esteve no local para fazer a perícia

















A última vítima é o agropecuarista Aldo Bezerra, que tinha 69 anos e foi morto à tiros em sua propriedade, situada no sítio Chafariz, ainda na zona rural de Mossoró. De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró, ele foi assassinado por volta das 22h da terça-feira, 21. Como morava só, o crime só foi descoberto no dia seguinte por moradores da região. A casa da vítima havia sido vasculhada pelos criminosos, que, inicialmente, fugiram levando apenas alguns objetos de menor valor. O carro da vítima, uma caminhonete 4x4, não foi levada pelos criminosos.

Aldo já havia sido vítima da insegurança há alguns anos, quando bandidos invadiram a sua propriedade e fugiram levando algumas criações, objetos de valor e sua caminhonete. O veículo foi recuperado posteriormente, mas segundo familiares da vítima, ele passou a receber ameaças. “A gente queria que ele vendesse as coisas e viesse pra cidade, mas ele não aceitava. Ele dizia que não ia sair de lá nunca”, comenta uma pessoa próxima ao agropecuarista, que pediu anonimato, revelando acreditar que o carro de Aldo só não foi roubado porque a chave estava escondida dentro de um computador.

De acordo com o sargento Sóstenes, comandante do Destacamento da Polícia Militar de Upanema, antes mesmo da morte de Aldo, já estava sendo investigada a existência de uma suposta “lista da morte”. A questão surgiu quando um partem de Aldo foi assassinado, há menos de um mês na zona rural de Upanema. A vítima era ligada a um sindicato do campo e, ao ser morta, bandidos deixaram um bilhete avisando que cinco pessoas seriam assassinadas. Aldo pode ter sido a segunda vítima dessa lista. “A gente está tentando levantar informações para desvendar esses crimes”, explica o PM.

Sóstenes afirma que crimes contra propriedades já vêm ocorrendo há alguns anos, porém, a situação teria se agravado há cerca de dois meses. Bandidos invadiram uma propriedade da região e a vítima investigou o crime por conta própria e denunciou os envolvidos. A iniciativa da vítima provocou uma situação de insatisfação e, segundo Sóstenes, a violência foi crescendo. “Depois disso, outras propriedades foram invadidas também. A gente acredita que esses furtos e as mortes possam ter ligação. É isso que estamos tentando entender”, complementa o comandante da PM na cidade.

Sete corpos foram achados na zona rural de Upanema

Essa não é a primeira vez que a cidade de Upanema é palco de crimes misteriosos, como essas duas mortes e as invasões contra propriedades rurais. Há alguns anos, vários corpos foram encontrados na zona rural da cidade. Algumas vítimas estavam carbonizadas, o que dificultou as investigações. Até agora, todos esses crimes continuam sem solução.

A série de corpos encontrados na zona rural ocorreu em um intervalo de três meses, já no final de 2008. Nesse período, sete corpos de pessoas assassinadas com características claras de execução foram encontrados na zona rural. A última vítima, inclusive, foi encontrada nas proximidades do sítio Chafariz, onde justamente Aldo Bezerra foi assassinado.

Na manhã do dia 5 de outubro de 2008, os dois primeiros corpos foram encontrados queimados dentro do carro.

No dia seguinte, a terceira vítima foi encontrada a poucos metros do primeiro local. Dias depois, mais um corpo próximo aos outros três cadáveres.

Cerca de um mês depois, o quinto e o sexto cadáver foram localizados com características semelhantes. Todos foram mortos à tiros e a maior parte dos cadáveres estava com marcas de algemas nas mãos, como se tivessem sido presos antes de serem assassinados a tiros.

As mortes tiveram grande repercussão na época, mas mesmo assim, a Polícia Civil, responsável pela investigação, não apresentou um resultado dos trabalhos sobre as mortes.

Na época, cogitava-se a possibilidade das mortes terem sido cometidas por grupos de extermínio que estariam agindo na região de Mossoró. A própria cúpula da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN confirmou que existe investigações sobre grupos de extermínio na cidade.

A suspeita é que essas mortes tenham sido cometidas noutros locais e que as vítimas tenham apenas sido abandonadas na zona rural de Upanema – é o que se chama no meio policial de “local para desova”. 

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/policia-investiga-lista-da-morte/168367

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/