sábado, 19 de setembro de 2015

Comparação Balística e Vídeos Desafio 3ª Geração

Comparação Balística e Vídeos Desafio 3ª Geração
Olá Pessoal,
hoje eu vou falar sobre uma das melhores ferramentas para elucidar homicídios por arma de fogo, que é a COMPARAÇÃO BALÍSTICA. Estas análises precisam, para serem realizadas, de projéteis e/ou estojos (com cápsulas de espoletamento percutida) e armas de fogo (revólveres ou pistolas, na maioria das vezes) - para quem não conhece bem, observe as partes da munição no esquema abaixo.





 Muitas pessoas não conhecem o mecanismo de ação de uma arma de fogo, pensam que toda a munição atinge o alvo, mas não é verdade, o que alveja as vítimas é apenas o projétil, que com a expansão dos gases oriundos da percussão da cápsula de espoletamento (que dá energia suficiente para detonar a pólvora, no interior do estojo) gera uma pressão muito forte e o projétil se desencaixa do estojo e é lançado fortemente para frente. Aí começa uma das partes mais interessantes, pois para que ele saia com uma trajetória melhor definida (através da mira da arma), o cano por onde os projéteis saem tem no interior a forma de espiral. Este espiral formam arranhões no projétil (chamado tecnicamente de microrranhuras). Estas marcas deixadas no projétil são únicas (assim como as impressões digitais das nossas mãos), portanto o que fazemos é comparar estas microrranhuras, através de equipamentos chamados de comparador balístico - ver desenho a seguir:




Bom, para ficar mais fácil de entender todo o exposto acima, temos alguns vídeos (retirados do youtube) mostrando o mecanismo de ação das armas de fogo (revólver e pistola) e em seguida como é procedida uma comparação balística.




Este ano fiz uma exposição no "Férias no Campus" muito interessante, na qual compareceram muitos estudantes do curso de Direito, os quais se interessaram muito pela temática, pois comparações balísticas são objetos de prova bastante contundentes. Há ainda várias outras linhas de pesquisa pericial, como estudo de balística terminal (tipos de lesões por diferentes tipos de projéteis e por diferentes ângulos e distâncias), estudo de trajetórias entre outras que formam hoje os livros técnicos de balística.

MUDANDO DE ASSUNTO...
 Este mês de Setembro eu propus um desafio aos alunos do 6º Período de Farmácia (como sempre costumo fazer) e desta vez o desafio era encontrar personalidades (da área de saúde ou não) para realizarem um vídeo no qual seria necessário algumas regras, mas que nele o entrevistado falasse sua opinião sobre algum assunto relacionado a área Farmacêutica. Foram elaborados sete vídeos, dos quais três tiveram melhor apresentação e roupagem (todos tiveram alguma pontuação, mas três por apresentarem melhor "roupagem" decidimos que deveria valer uma pontuação extra para a segunda unidade, mas para isso precisarão ganhar a votação como melhor vídeo, através dos comentários (devidamente identificados, é claro).
Os vídeos foram produzidos mediante autorização dos entrevistados e após assinarem os TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido), que estão guardados. Vale ressaltar que os vídeos têm unicamente caráter educacional e que as opiniões não expressam necessariamente a do professor idealizador da atividade, muito menos a da instituição ASCES.
VOTEM NA MELHOR ENTREVISTA!
Abraço








http://asces.edu.br/?p=blog&id=19&idpost=330

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/