PMs passam por estágio de técnicas em abordagem
Instrutores da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) de Natal estão em Mossoró desde a segunda-feira passada, 13, aplicando estágio de nivelamento em técnicas de abordagem e motopatrulhamento. Participam do treinamento, que deverá se estender até amanhã, 17, cerca de 30 policiais militares da Rocam de Mossoró.
Segundo o subcomandante da Rocam de Natal, capitão Swami, a intenção é proporcionar aos policiais da Rocam de Mossoró os mesmos treinamentos proporcionados aos militares de Natal e dos demais Estados da Federação.
"O objetivo do comandante-geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo, é desenvolver o mesmo treinamento nas demais cidades da região Oeste, adequando a Rocam às necessidades de cada região", explicou capitão Swani.
A moto tem se consolidado como um eficiente instrumento de combate ao crime, devido sua mobilidade e versatilidade. Durante o aperfeiçoamento, serão ministrados minicursos de ética policial, técnicas profissionais e motopatrulhamento.
Apesar dos benefícios da motocicleta, ela ainda é muito perigosa para os condutores. O comandante da Rocam lembrou que, em condições normais, a condução de uma moto requer uma série de cuidados, mas quando em operação durante as ocorrências o perigo é multiplicado dado ao estado emocional do policial.
"O ideal é que os alunos tivessem mais tempo para treinamento, mas os nivelamentos deverão estar sendo aplicados sempre que possível", disse o oficial.
O tenente Eromar, comandante da Rocam na cidade de Mossoró, informou que irá desenvolver um trabalho parecido com o que foi realizado em Caraúbas, no entanto, adaptando as características do novo grupamento, que realiza patrulhamento em motocicletas na cidade de Mossoró. "Iremos aplicar o cartão-programa, onde o policial saberá exatamente o que fazer durante o dia, otimizando o patrulhamento. Com a adoção do cartão-programa em Caraúbas reduzimos os arrombamentos às residências e comércios em mais de 50%", declarou tenente Eromar.
O prédio da Rocam também será reformado para oferecer melhores condições de trabalho ao policial. A polícia prometeu realizar operações constantes e implantar a doutrina da Ronda Ostensiva. Para isso, está sendo realizado durante a semana, na sede do 2º BPM, um estágio com todo o efetivo da Rocam de Mossoró, que visa padronizar os procedimentos de abordagens realizadas pelos policiais da equipe em todo o Estado. O tenente Eromar lembrou ainda que a Ronda recebeu, recentemente, 20 novas motocicletas e uma viatura tipo Blazer caracterizada e que o investimento não vai parar por aí. "Em breve, receberemos mais equipamentos de uso individual, motivando cada vez os rocanianos, que é a forma como são chamados os policiais. Quero vê-los preparados e motivados para combater o crime, trabalhando em prol da sociedade. Tenho total apoio e confiança do comandante do Batalhão para implantar melhorias e apresentar novas ideias que venham a somar na melhoria do policiamento em Mossoró," concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário