segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tribuna do Norte:

Justiça Federal lança sistema que virtualiza processos judiciais

Publicação: 19 de Abril de 2010 às 15:01
Emanuel AmaralMinistro  Gilmar Mendes 
participa do lançamento do Processo Judicial EletrônicoMinistro Gilmar Mendes participa do lançamento do Processo Judicial Eletrônico
Isaac Lira - Repórter

 





























Com a presença do ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Gilmar Mendes, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte passou a funcionar, a partir desta segunda-feira (19), dentro do Processo Judicial Eletrônico. O sistema é uma plataforma onde todo o trâmite de processos será virtualizado.

A parte, seja um advogado, procurador ou promotor, irá se relacionar virtualmente com os processos a partir do sistema. Documentos, petições, ofícios, intimações, entre outros, serão protocolados através da internet. Em outras palavras, não haverá “papel” na Justiça, pois a parte “real” do processo será abolida. As pilhas de processos, cheias de papéis, estão com os dias contados. A expectativa do Judiciário é economizar, além de papel e conseqüentemente dinheiro, boa parte do tempo decorrido em cada ação. Não custa lembrar que a morosidade é unanimemente o maior problema da Justiça Brasileira, fato reconhecido pelo próprio ministro Gilmar Mendes.

Em sua fala, o ministro Gilmar Mendes, destacou a importância da iniciativa pioneira para o Judiciário. “Este é um momento em que mudamos o paradigma da Justiça brasileira. Teremos que repensar a questão do tempo no trâmite dos processos. Não custa lembrar que a morosidade é o problema da Justiça mais lembrado pela população”, afirma Gilmar Mendes. O presidente do Tribunal Regional Federal da 5a. Região (Nordeste) resumiu assim as novas perspectivas: “A partir de agora, o único “papel” do Judiciário é julgar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/