terça-feira, 3 de agosto de 2010

CAVEIRÕES NUNCA FORAM ÁS RUAS

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em vão. Seis meses depois da compra das duas viaturas por R$ 1,4 milhão, elas só foram usadas em treinamentos PM comemora fato de não precisar dos veículos e diz que eles estão "conservados"
Os caveirões, como são conhecidas duas viaturas blindadas que pertencem à Polícia Militar de Minas Gerais, foram comprados por R$ 1,4 milhão. O objetivo era reforçar a tropa de elite da corporação no combate à criminalidade. No entanto, quase seis meses depois, eles ainda não foram usadas nas ruas. O motivo já era previsto por especialistas: não há demanda para o uso dos veículos no Estado.

As viaturas estão na sede do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) de Belo Horizonte, no bairro Gameleira, região Oeste da capital. Elas foram compradas para ficar à disposição do BPE e do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate). Mas, até hoje, elas estão sendo utilizados apenas em treinamentos de policiais. Para especialistas em segurança pública, a situação é o resultado de um investimento equivocado das autoridades policiais já que o equipamento é de uso esporádico.
Raridade. Os veículos foram adquiridos pela Polícia Militar mineira em um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. O problema é que as viaturas blindadas, feitas especialmente para os militares mineiros, foram compradas com o objetivo de serem usadas em situações que raramente acontecem no Estado: resgatar policiais e pessoas feridas em locais de difícil acesso ou durante conflitos envolvendo multidões, rebeliões, remoção de barricadas, desobstrução de vias públicas e situações de atentados e ataques terroristas.

"O cenário da violência no Estado não exige da polícia um equipamento de guerra como esse", afirmou o pesquisador do Centro de Estudo de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, Luis Felipe Zilli.

A opinião é compartilhada pelo coordenador do Centro de Pesquisas em Segurança Pública da PUC Minas, Luiz Flávio Sapori. Ele afirma que o uso dos caveirões é cada vez mais raro, até mesmo em locais onde ocorrem conflitos constantes e intensos. "Não consigo visualizar uma utilização para esses veículos em Minas. Acredito que essas viaturas se tornarão peças de museu", completou.

O outro lado. Na avaliação do comandante do Policiamento Especializado de Minas Gerais, coronel Sandro Teatini, a aquisição dos caveirões pela polícia mineira foi um reforço na segurança pública. "Ainda bem que não foi necessário o uso das viaturas blindadas. Mas a polícia está preparada para utilizá-las caso seja necessário", afirmou.
Ainda de acordo com Teatini, apesar de não terem sido utilizados em uma ação real de conflito, os blindados estão em excelente condição de conservação. "A tropa treina com eles para mantê-los em condições de emprego, conservados", concluiu.

Verba poderia qualificar elite

Os recursos utilizados na aquisição dos dois caveirões deveriam ter sido investidos na qualificação de pessoal e na qualidade dos equipamentos já utilizados pelo serviço de inteligência da polícia. Essa é a avaliação do pesquisador da UFMG Luis Felipe Zilli.
Ele afirma que, com um serviço de inteligência de qualidade, a polícia conseguiria trabalhar de maneira mais coordenada, rápida e, consequentemente, mais eficiente. "O investimento em inteligência é uma necessidade das polícias de todo o país", ressalta. Para Zilli, a compra dos caveirões vai na contramão do histórico das ações da PM mineira. "A polícia de Minas é reconhecida por um policiamento humanizado, preventivo e próximo do cidadão, e não de confronto ou de guerra", disse.

Também de acordo com Luiz Flávio Sapori, da PUC Minas, o dinheiro poderia ter sido investido em um treinamento mais qualificado das tropas de elites da Polícia Militar. Ele acredita ser difícil a necessidade da utilização do caveirão no Estado. "Essa compra foi uma avaliação equivocada. Infelizmente, esse é um prejuízo que não tem mais como recuperar", lamenta Sapori, que, assim como outros especialistas, já havia criticado a compra dos caveirões na época em que a polícia divulgou a aquisição. (RR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/