sexta-feira, 26 de março de 2010

Pai e filho geriam tráfico de dentro de Alcaçuz


Dupla estaria comandando esquema através de telefonemas para parentes
Paulo de Sousa // jpaulosousa.rn@dabr.com.br

Mesmo presos há mais de dois anos na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal, cumprindo pena por tráfico de drogas, Gilvan da Costa Silva, 47 anos, o "Queimado", e Diógenes Pereira da Costa, 27, pai e filho, continuavam comandando o comércio de entorpecentes de dentro da unidade prisional. Segundo o delegado Odilon Teodósio, titular da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc), a dupla continuava a liderar o tráfico há pelo menos um ano, no município de Parnamirim, a partir de contatos telefônicos com a familiares que estavam fora do presídio. Em uma operação feita ontem, dentro da penitenciária, foram encontrados 13 aparelhos celulares, 39 chips, vários carregadores, pequenas quantidades de drogas e estiletes, além de um túnel com 1m de profundidade.


Operação na penitenciária teve como objetivo acabar com rede de comércio de drogas no município de Parnamirim Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Odilon Teodósio explica que todas as operações do grupo eram gerenciadas por Gilvan, de dentro do presídio, utilizando celulares. "Ele mesmo comandava o comércio, acionando o restante da família e outros parceiros por meio dessas ligações". Durante interrogatório, porém, "Queimado" teria negado tudo à polícia, alegando até mesmo desconhecer a origem dos celulares encontrados em sua cela. "Mas temos provas robustas de que ele operava o esquema e tinha bons rendimentos".

Segundo Odilon, o esquema criminoso começou a ser desbaratado desde outubro do ano passado, com a prisão de um mototaxista que tinha ligação com o grupo comandado por Gilvan, com quem foi apreendido meio quilo de drogas. Outras prisões ocorreram desde então, como a do sobrinho de "Queimado, Odelson Silva de Lira, 28, conhecido como "Pé de Pano", em 12 de dezembro do ano passado. O delegado afirma que ele fornecia entorpecentes a várias bocas de fumo de Parnamirim. Com ele a polícia apreendeu 14kg de maconha prensada, crack, balanças, dinheiro, eletrodomésticos, celulares, um revólver calibre 38 e um veículo Astra.

Do bando comandado por Gilvan, também foi detido, em 19 de fevereiro, o taxista paraibano Gutemberg Pereirado Nascimento, 41, com quem foram apreendidas 890g de crack que vinham da Paraíba com destino a Parnamirim. A droga, segundo o delegado, seria repassada a Ana Regina, que é cunhada de "Queimado".

Mulher
Nesse mesmo mês, mas no dia 23, a mulher de Diógenes, Gislaine da Silva Oliveira foi presa com uma identidade falsa e uma balança de precisão. "Ela tinha ido comprar drogas, mas nós a detivemos antes". No total, oito pessoas foram detidas pela polícia envolvidas no esquema comandado por "Queimado" e apreendeu cerca de 15 kg de drogas.

A partir das informações colhidas com essas prisões, a polícia realizou ontem a Operação Trampolim Antidrogas, cumprindo dois mandados de busca e apreensão no pavilhão três da unidade. Dez celas foram revistadas. Além do material apreendido, um túnel sendo aberto pela caixa de gordura desse pavilhão foi encontrado pelos agentes. A estutura foi fechada ainda ontem. Todos os envolvidos foram atuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
 
http://www.diariodenatal.com.br/2010/03/26/cidades1_0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/