segunda-feira, 5 de julho de 2010

Juntos, semifinalistas têm quase uma seleção inteira de garotos

Alemanha, Espanha, Holanda e Uruguai somam 21 jogadores sub-23. Na seleção brasileira, o único representante da juventude era Ramires

Por Bernardo Eyng Direto de Joanesburgo, África do Sul
Alemanha, Espanha, Holanda e Uruguai, as quatro seleções semifinalistas da Copa do Mundo têm uma coisa em comum: a aposta em jovens. Nas quatro equipes, são 21 jogadores com até 23 anos, quase um time inteiro. Na seleção brasileira, apenas o volante Ramires se enquadrava nesse quesito. A Fifa considera sub-23 jogadores nascidos depois de 1º de janeiro de 1987.
Montagem Ozil, Suarez, Pedro, Van Der WielÖzil, Suarez, Pedro, Van Der Wiel são destaques de Alemanha, Uruguai, Espanha e Holanda no Mundial. Todos tem 23 anos ou menos e um futuro promissor pela frente (Foto: Getty Images / AP)
Coincidência ou não, entre os semifinalistas, a seleção que tem mais garotos também é apontada como favorita ao título mundial. A Alemanha tem nove jogadores com 23 anos ou menos e alguns deles são os destaques do Mundial como os meias Mesut Özil, de 21 anos e Thomas Müller, de 20. Outros atletas de destaque já passaram dos 23 anos, mas ainda são jovens e têm anos de serviços à seleção alemã como Podolski e Schweinsteiger, ambos com 25 anos. O artilheiro Klose, com 32, é um dos pontos de equilíbrio entre experiência e juventude na equipe. As outras jovens promessas são os defensores Dennis Aogo, Serdar Tasci, Holger Badstuber e Jerome Boateng e os meias Sami Khedira, Marko Marin e Toni Kroos.
Fabregas treino EspanhaFabregas, 23 anos, ainda busca seu espaço entre
os titulares da Espanha (Foto: AP)
Na Espanha, campeã da Europa em 2008, é comum se ouvir que essa é a melhor geração que o país já teve. São seis jogadores com 23 anos ou menos. O meio-campo Busquets, de 21 anos e o zagueiro Piqué, de 23, são titulares da equipe de Vicente Del Bosque que ainda tem no banco de reservas o meia Cesc Fabregas, 23 anos, e o atacante Pedro, 22, destaques de Arsenal e Barcelona respectivamente, na última temporada. O meia Javier Martinez e o atacante Juan Mata completam os novos talentos espanhóis.
No surpreendente Uruguai, são quatro os jogadores com 23 anos ou menos. Um deles é, junto com Forlán, o destaque da Celeste na Copa do Mundo da África do Sul: o atacante Luis Suárez, de 23 anos, que suspenso pela expulsão nas quartas de final contra Gana não entrará em campo na semifinal contra a Holanda. O meio-campo Nicolas Lodeiro, 21 anos, também vinha fazendo um bom Mundial, mas não jogará mais o torneio. Com um fissura no pé direito, ele não jogará nem na semifinal e nem a final ou disputa de 3º lugar. O atacante Cavani, de 23 anos, é titular da equipe, mas ainda não conseguiu fazer gols apesar das boas atuações. Apenas o zagueiro Martin Cáceres, 23 anos, da Juventus da Itália, ainda não jogou.
SELEÇÕES DA COPA 2010 ATLETAS
SUB-23
Gana 11
Alemanha, Coreia do Norte 9
Argentina, Camarões e México 7
Nova Zelândia, Sérvia e Espanha 6
Chile e Nigéria 5
Dinamarca, Coreia do Sul, Eslováquia e Uruguai 4
África do Sul, Suíça e Estados Unidos 3
Austrália, Costa do Marfim, Inglaterra, Grécia, Japão, Holanda, Paraguai e Eslovênia 2
Argélia, Brasil, Itália e Portugal 1
França e Honduras 0
A Holanda é a única que destoa nas equipes semifinalistas. São apenas dois jogadores com 23 anos ou menos e apenas um deles é titular. Gregory Van Der Wiel, 22 anos, é um dos destaques da zaga holandesa, mas não estará em campo na semifinal contra o Uruguai pois recebeu o segundo cartão amarelo na partida contra o Brasil. O atacante Eljero Elia, 23 anos, é reserva no time do técnico Bert Van Marwijk, mas sempre que entrou em campo se destacou e chegou até a ser cotado para o time titular.
Nesta Copa do Mundo, a seleção que mais apostou em garotos foi Gana, que consequentemente teve a média de idade mais baixa do torneio: 24 anos e 9 meses. E o grande motivo disso foi a conquista do Mundial sub-20, em 2009, sobre a seleção brasileira, no Egito. O time ganês contava com 11 jogadores de 23 anos ou menos em seu elenco. Destaque para o zagueiro Jonathan Mensah, de 19 anos e os meias Andre Ayew, 20, e Kevin Prince Boateng, 23.
O volante Ramires era o único jogador da seleção brasileira que se enquadrava na categoria sub-23. O Brasil foi o time com a média de idade mais elevada da Copa da África do Sul com 29 anos e três meses. Por isso, é possível se esperar uma grande renovação no elenco brasileiro na preparação para a próxima Copa do Mundo.
muntari gol gana x uruguai Gana, eliminada nas quartas, foi a que mais apostou em jovens nesta Copa (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/