segunda-feira, 26 de julho de 2010

Parque da Cidade deve ser reaberto até o final do ano

Obra deve ser iniciada até o dia 10 de agosto e vai custar R$ 3,5 milhões aos cofres do Município.

Por Carla Cruz


Segundo ele, o equipamento possui 600 itens a serem concluídos, orçados, em valores atuais, em R$ 3,5 milhões.

“Nós recebemos o Parque da Cidade inacabado e, desde então, buscávamos uma alternativa para ativação daquele importante equipamento urbanístico. Primeiro, cancelamos o contrato com a construtora Cinzel, e logo em seguida procuramos as outras empresas que participaram do processo licitatório”, destacou o secretário.

No entanto, todas as empresas teriam recusado o convite para concluir as obras e, a partir daí, a Semurb passou a requerer junto ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado a autorização para contratação direta da empresa que fará a conclusão das obras.

“Nós verificamos o seguinte: se fôssemos abrir outro processo licitatório, demandaria muito tempo para tramitação formal do processo, em função disso, fizemos um movimento na direção desses dois órgãos solicitando deles um sinal verde para que nós pudéssemos fazer a contratação direta”, justificou Olegário passos.

O objetivo, de acordo com o que informou o titular da Semurb, era dar mais celeridade ao processo de contratação da empresa que fará a obra e evitar que o equipamento permanecesse fechado por ainda mais tempo.

Neste momento, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), à pedido da Semurb, está fazendo a seleção de uma entre seis empresas que se dispuseram a realizar as obras, sendo quatro potiguares e duas de Recife.

“Estamos em processo final de formalização da empresa e celebração do contrato. Mas, até o dia 10 de agosto essas obras serão iniciadas”, garantiu Olegário.

O prazo de conclusão dos serviços é de 120 a 180 dias. A execução será fiscalizada também pela Semopi, com a participação de um fiscal da Semurb, que ficará responsável pela parte ambiental da obra.

Após o encerramento da parte estrutural de reativação do Parque, a Semurb deverá iniciar um processo licitatório para contratação da empresa que ficará responsável pela manutenção do equipamento.

Olegário Passos informou ainda que a Prefeitura de Natal espera entregar o Parque finalizado para usufruto da população até o final deste ano, ou, “no máximo”, até fevereiro de 2011.

“Nosso maior objetivo é entregá-lo de maneira definitiva para a população, sem maquiagem”, concluiu o secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Parque da Cidade
Situado na Zona de Proteção Ambiental – 1 (ZPA-1), e com 64 hectares, o Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pelo Decreto Municipal N. 8.078/06, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.

No final do mês de maio, o Nominuto.com constatou a situação de abandono do Parque da Cidade, resultado das divergências entre as administrações municipais atual e passada.

Atualmente, o local permanece fechado para visitação pública, sendo liberado apenas para trilhas e ciclovias.

http://www.nominuto.com/noticias/cidades/parque-da-cidade-deve-ser-reaberto-ate-o-final-do-ano/57308/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/