sábado, 9 de outubro de 2010

Conquistas ao longo do tempo

A 1º Sargento Vânia Maria Porto, 39 anos, é da primeira turma de soldados com participação de mulheres na PM. Se hoje ainda existe algum preconceito por elas seguirem a carreira policial, na época de Vânia foi ainda pior. O namorado não aceitava e o próprio pai, que era policial, não demonstrava nenhuma vontade que a filha seguisse seus passos. "Antigamente as pessoas não enxergavam bem o policial. Diziam que tinha era policial quem não sabia fazer outra coisa. Mas depois que passei no concurso meu pai me ajudou", salientou.

O setor administrativo do prédio da Companhia Feminina é atualmente seu local de trabalho. Mas Vânia recorda saudosista do tempo que era a única mulher em meio aos 75 homens da Rádio Patrulha. "No começo eles estranharam. Depois foram se acostumando. No fim, foi ótimo. Passei dois anos lá", lembra. Para ela muitas mulheres da PM ainda preferem o serviço burocrático ao trabalho ostensivo, o que acaba diminuindo o número delas nas ruas.

A comandante da Companhia Feminina, a capitão EdmeiryNeves Cassiano, 31 anos, confirma a colocação da sargento sobre as mulheres. "Tem muita mulher que está no administrativo por escolha própria. Assim que se formam todas ficam aqui, mas com o tempo vão sendo cedidas", explicou. A unidade hoje comanda cerca de 71 mulheres, sendo 50 que entram para o serviço da rua e o restante no administrativo e entram para o operacional a cada 15 dias. As demais estão distribuídas nas outras corporações, com exceção da Cavalaria e Rocam, composta estritamente por homens.

Diariamente saem da tropa feminina duas viaturas mistas, onde apenas o motorista é homem. O destino dos carros são os pontos de apoio das avenidas Roberto Freire e Afonso Pena. Também existem mais duas guarnições no presídio feminino com o colaboração de três soldados. É visível a necessidade de mais mulheres, destaca Edmeiry. "É preciso concurso. São muitas ocorrências envolvendo mulheres, que devem ser abordadas por mulheres", reforça a capitã.

A comandante acredita, baseada nas abordagens que sofre nas ruas, que existe o interesse do sexo feminino em entrar na PM, mas o que falta mesmo é a criação das vagas. A última vez que a instituição abriu espaço para formação de oficiais de ambos os sexos foi em 2005, que também foi o último edital desse tipo publicado. No ano seguinte foi lançado o concurso para soldado sem a inclusão das mulheres. "Em outros estados os concursos abrem para os dois. Não pode haver distinção de sexo", ressaltou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/