segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Supermercado da cidade é punido por crime ambiental


Os crimes ambientais têm se transforma­do em uma das grandes preocupações das autoridades nos últimos tempos. No Brasil, esse panorama ensejou a edição da Lei fe de ral nº 9.605/98, o chamado Có digo Ambien tal. O crescimento de nossa cidade e a chegada de grandes empreendimentos têm deixa do autorida­des em alerta para o cumprimento dessa lei que pune aque les que não respeitarem o Meio Ambiente.

O Ministério Público tem agido rapida men te em casos que se con fi gu rem como crime am bien tal. Foi o que ocor reu com o Su per mer ca do Ata ca dão na úl ti ma se ma na. 

O Mi nis té rio Pú bli co do Meio Am bien te en trou com uma ação con tra o su­per mer ca do por en ten der que havia con fi gu ra ção de crime am bien tal em re la ção à po lui ção so no ra — já que os ge ra do res do su per mer ca do pro du­ziam um ba ru lho acima do per mi ti do por lei — e em re la ção ao sis te ma de es go ta men to sa ni tá rio, que es ta va sendo feito de forma ir re gu lar. O pro­ces so foi en ri que ci do atra vés dos es tu dos téc ni cos da Po lí cia Am bien tal e da Vi gi lân cia Sa ni tá ria, que ates ta ram a exis tên cia das ir re gu la ri da des.

"En tra mos com uma ação bus can do re sol ver esses pro ble mas que foram de tec ta dos no Su per mer ca do Ata ca dão. Foi dado um prazo por parte da Po lí cia Am bien tal e pela Vi gi lân cia Sa ni tá ria e esses pra zos não foram res­pei ta dos pela di re ção do supermercado. Na úl ti ma terça-feira foi de fe ri da uma li mi nar obri gan do o es ta be le ci men to a cum prir as de ter mi na ções. A de ci são tem efi cá cia ime dia ta, com efei to de multa diá ria de R$ 2 mil reais, caso o pro ble ma se man te nha", ex pli cou o pro mo tor do Meio Am bien te, Jorge Cruz.

Se gun do a co mis são do Meio Am bien te da Ordem dos Ad vo ga dos do Bra sil em Mos so ró, as em pre sas pre ci sam en ten der que as leis pre ci sam ser cum­pri das. "Nós temos no ta do que vá rios em preen di men tos da ci da de não estão tendo o de vi do cui da do de res pei tar o Meio Am bien te. Mas a Ordem dos Ad vo ga dos do Bra sil, está aten ta e posta a co brar para que essas leis sejam res pei ta das", disse coor de na dor da Co mis são do Meio Am bien te da Ordem, Diógenes Neto.

A reporta gem desse CORREIO DA TARDE en trou em con ta to com a di re­ção do Ata ca dão, mas não obteve su ces so.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/