sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Atitudes simples ajudam a inibir violência durante Carnatal


De acordo com o major Mendonça, chefe de operações do Comando do Policiamento Metropolitano, medidas simples fazem a diferença.

Por Melina França
Na hora de sair para brincar o Carnatal, é preciso tomar algumas precauções para evitar assaltos e contratempos. De acordo com o major Mendonça, chefe de operações do Comando do Policiamento Metropolitano, são atitudes simples que fazem toda a diferença.

É melhor, por exemplo, ir para a festa de transportes coletivos – como táxi e ônibus – ao invés de carro. “Assim não tem problema pra estacionar nem possibilidade assalto ou arrombamento ao veículo”, justifica. Se for de carro, por outro lado, é recomendado que o condutor não beba em excesso.

Caso vá de transporte público, a dica é descer e esperar pelos veículos em locais onde houver aglomeração de pessoas. Seja como for, deve-se evitar locais escuros e desérticos, que favorecem a ação dos marginais. Para as mulheres, shorts são mais indicados que vestidos ou saias. Roupas que sejam fáceis de tirar são as preferidas de estupradores.

Além disso, jóias e acessórios chamativos são contra-indicados. Se for preciso levar alguma chave, ela pode ser guardada no bolso, no cós da bermuda ou com o chaveiro preso na casa do botão. Quanto a levar dinheiro em espécie, o major Mendonça recomenda que os foliões levem apenas o necessário para consumo.

Os locais mais indicados para guardar o dinheiro são os bolsos ou, preferencialmente, a meia. “Se você for comprar um refrigerante, por exemplo, vai a um lugar tranquilo, como o banheiro, e tira só o necessário”, o major explica. Ele também recomenda que as pessoas evitem levar equipamentos eletro-eletrônicos. “Se precisar levar celular, é só não ficar usando e mostrando pra todo mundo”, completa.

Foto: Thyago Macedo
Major Mendonça, chefe de Operações do Comando do Policiamento Metropolitano.
Ainda assim, o chefe de operações da polícia afirma que o Carnatal, apesar do grande número de gente, tende a ser uma festa tranquila. De acordo com ele, são muitos os casos de perda de documento, mas ocorrências mais sérias não são tão constantes. Somente no ano passado, por exemplo, 1.143 documentos foram encontrados no Corredor da Folia.

Além disso, ele endossa que a segurança da área onde a festa vai ocorrer estará toda sob monitoramento da polícia. O efetivo escalado para atuar durante a micareta vai contar com 1.500 homens divididos em todos os espaços do evento.

Segundo o major Mendonça, o percurso dos blocos será monitorado por 50 câmeras de monitoramento. “Também temos um serviço reservado que vai estar a postos, e dez torres de observação”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/